Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO
06 de Outubro de 2023 10h53
Idosos do CCI Padre Firmo participam de momento comemorativo ao Dia Nacional do Idoso celebrado em 1º de outubro
A visita semanal ao Centro de Convivência de Idosos - CCI Padre Firmo, na manhã desta quinta-feira (05), trouxe uma experiência um pouco diferente para os idosos que participam das atividades oferecidas por esta unidade da Prefeitura de Cuiabá, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
Além da habitual aula de ginástica de solo, que ocorre sempre às segundas e quintas-feiras no período da manhã, os idosos foram agraciados com um momento especial de contação de histórias, com o espetáculo "Contos e lendas de Mato Grosso", que faz parte do projeto: "Um conto em cada Canto". Esta ação integra a programação em comemoração ao mês do Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.
Vestida com roupas alegres e acompanhada de uma mala de viagem, a escritora, artista e contadora de histórias, Alicce de Oliveira, convidou o público presente a fazer uma viagem no tempo e relembrar algumas histórias contadas antigamente. Uma delas tratou da lenda do "Minhocão do Pari," uma das histórias folclóricas mais conhecidas em Mato Grosso, que abordava o mistério de uma serpente que habitava o rio e atacava aqueles que prejudicavam as águas. Alicce de Oliveira ressaltou: "Faço um convite a todos para refletir. Estamos proporcionando ao público uma ferramenta para relembrar memórias importantes do passado. Como estamos celebrando o Mês do Dia Nacional do Idoso, preparei este momento especialmente para nossos queridos idosos”, disse Alicce.
Dona Dita Almeida, 81 anos, uma frequentadora assídua do CCI Padre Firmo, expressou sua gratidão pelo presente: "Todos nós aqui ficamos felizes em participar de eventos que nos fazem relembrar nossa juventude. A história do Minhocão do Pari era muito presente na minha época."
Além desta atividade no Centro de Convivência do bairro Dom Aquino em Cuiabá, outros eventos estão programados nas demais unidades. Na próxima terça-feira, dia 10, a partir das 08h, os idosos do CCI Aidee Pereira, localizado na região do CPA em Cuiabá, terão a oportunidade de discutir temas importantes, como tipos de violência, direitos e deveres da pessoa idosa e acesso ao transporte gratuito. Essas discussões visam informar e conscientizar esse público sobre questões cruciais.
No dia 19, quinta-feira, a comemoração do Dia Nacional do Idoso ocorrerá no Centro de Convivência Maria Ignês, com palestras e rodas de conversa planejadas para promover a troca de experiências. O encontro está programado para começar às 08h.
Para encerrar a programação dedicada à pessoa idosa, no dia 26 de outubro, a ação acontecerá no CCI João Guerreiro, também a partir das 08h. Em todos esses encontros, especialistas da área foram convidados para enriquecer as discussões.
A população idosa de Cuiabá tem recebido atenção especial da gestão Emanuel Pinheiro desde o início de seu mandato em 2017, com a implementação de políticas eficazes para oferecer um serviço de alta qualidade. Todos os cuidados e o suporte necessários estão disponíveis nas quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) da Prefeitura de Cuiabá, que são o Padre Firmo, Aidee Pereira, Maria Ignes e João Guerreiro.
Atualmente, a rede coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência conta com 1.287 idosos cadastrados, distribuídos nas quatro unidades dos CCI. São oferecidas diversas atividades pela manhã, como ginástica, musculação, rodas de conversa, aulas de dança, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e caminhadas. "Estamos promovendo essas atividades celebrativas como forma de demonstrar o reconhecimento que a gestão Emanuel Pinheiro tem uma atenção especial com os nossos idosos. Cabe, então, a nós, trabalharmos para oferecer todo atendimento com excelência”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.