Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Prevenção

09 de Dezembro de 2015 11h20

Idosos devem apresentar atestado médico para participar nos centros de convivência

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

A partir do próximo ano, os idosos que desejarem fazer atividades físicas nos Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá terão que passar por exames médicos e apresentar atestado cardiológico e dermatológico na unidade de assistência, para garantir a efetivação da matrícula.

A medida visa a garantir, sobretudo, a saúde dos idosos, já que vai possibilitar aos centros de convivência oferecer e desenvolver atividades de acordo com a necessidade de cada um. 

Segundo o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, além de garantir a saúde dos idosos, a medida vai auxiliar os servidores dos centros de convivência para que ofereçam um bom trabalho, com resultados satisfatórios e segurança aos idosos.

“A saúde do idoso é o conjunto de ações que oferece atenção integral à saúde da terceira idade, enfatizando o envelhecimento saudável e ativo e fortalecendo o protagonismo das pessoas idosas do município. Queremos garantir que eles realizem pelo menos um exame médico ao ano, porque em muitos casos eles passam o ano inteiro sem ir ao médico”, explica.

Ainda segundo o secretário, já foram registrados casos em que os idosos passaram mal durante o desenvolvimento de algumas atividades por não informar as suas limitações de saúde. Por isso, há a necessidade do acompanhamento médico para evitar que o problema se repita.

Atualmente, os quatros centros de convivência do município atendem 1,2 mil idosos que desenvolvem atividades físicas e artísticas como alfabetização, hidroterapia, baile dançante, ginástica localizada, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outros.

“Com essas medidas queremos que a população da terceira idade faça tanto exercícios físicos, quanto mentais, bem como possibilitar espaços de convivência, favorecendo a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social”, finaliza.

Além do atestado médico, os idosos que desejam realizar as atividades dos centros de convivência precisam ser residentes no município de Cuiabá e ter idade igual ou superior a 60 anos.  Neste ano, as atividades nos centros finalizam no dia  21 de dezembro, retornando no dia 1º de fevereiro de 2016.