Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

15 de Junho de 2023 06h30

Idosos de Cuiabá encontram qualidade de vida e alegria nas aulas de ginástica do CCI Padre Firmo

Carolina Miranda

Davi Valle

Arquivo

Quatro vezes por semana, sempre no período matutino, os idosos assistidos pelo Centro de Convivência de Idosos (CCI) Padre Firmo, localizado np bairro Dom Aquino, marcam presença nas aulas de ginástica oferecidas a esse público com idade igual ou superior a 60 anos. Nem mesmo o frio que chegou desde o início da semana fez com que dona Sofia dos Anjos, de 69 anos, deixasse de comparecer. Ela conta que desde que começou a participar das atividades do CCI, sua vida mudou completamente.

Como estamos na época das festas juninas, a atividade aeróbica foi ao ritmo das músicas tradicionais, com muito balanço e animação, embalados pelo som das tradicionais músicas das festas juninas.

"Eu era uma pessoa que vivia com dores no corpo, falta de ânimo e disposição para tudo. Hoje me considero uma pessoa melhor do que qualquer jovem de 20 ou 30 anos. Tenho programação para os cinco dias da semana e, nos finais de semana, sempre procuro algo para fazer. Ficar em casa sozinha não é para mim. Sou muito grata por toda atenção e carinho dispensados pela Prefeitura através da Assistência Social", declarou a idosa Sofia, assistida pelo CCI Padre Firmo.

Quem também mostrou muita coordenação, sem errar nenhum exercício, foi dona Leomar Vieira, de 86 anos, viúva. Ela conta que, apesar da idade avançada, está com a saúde em perfeito estado. "Sou uma pessoa que não tem pressão alta, diabetes, colesterol, nada. Minha médica disse que vou passar dos 90 anos tranquilamente. Por isso, temos que procurar fazer algo bom para a nossa saúde. Com qualidade de vida e bem-estar, a gente vai longe. Faço parte desse Centro desde a fundação, em 2000, ou seja, sou frequentadora assídua há mais de vinte anos."

A professora e educadora física Rosangela Aredes explica que as aulas são programadas de acordo com a faixa etária deles. "Sempre deixo bem claro para cada um deles que devem respeitar os limites individuais de cada um, pois se tentarem fazer tudo de uma vez, ao invés de melhorar, a tendência é só piorar e gerar outros problemas. A atividade física proporciona qualidade de vida e benefícios para a saúde, não só física, mas também mental. Temos vários exemplos de idosos que saíram da depressão, melhoraram a autoestima e hoje esbanjam saúde. Estou aqui no CCI Padre Firmo há mais de quinze anos. Não me arrependo nem um pouco; pelo contrário, aprendo muito com cada um deles."

"A melhoria da qualidade de vida da população idosa é uma das principais bandeiras da gestão. Isso demonstra o total respeito e valorização do idoso pela administração do nosso prefeito Emanuel Pinheiro. Assim como oferecemos uma atenção diferenciada à população em situação de rua, os idosos contam com todo apoio coordenado pela Secretaria de Assistência Social. É um trabalho que vem sendo feito e fortalecido desde o início da administração do prefeito Emanuel Pinheiro em 2017", declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Na unidade do Centro, o CCI Padre Firmo atende hoje cerca de 300 idosos. As atividades são realizadas sempre no período da manhã e incluem ginástica, musculação, rodas de conversa, aulas de dança, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e caminhada.

Atualmente, a rede coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência possui 1.207 idosos cadastrados, distribuídos nas quatro unidades dos CCIs, sendo: CCI Aidee Pereira, com 302 idosos; CCI Maria Ignês, com 310 idosos; CCI Padre Firmo, com 318 idosos; e CCI João Guerreiro, com 309 idosos cadastrados. As unidades têm como objetivo promover o envelhecimento saudável por meio de atividades coletivas e execução de projetos da rede. "A intensificação dos trabalhos é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que, ao assumir a gestão do município, trouxe a inclusão como parâmetro para transformar Cuiabá em uma cidade melhor para se viver. Diante disso, as ações voltadas à pessoa idosa recebem esse atendimento humanizado e de excelência", finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.