Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Reinauguração

03 de Outubro de 2014 15h31

Idosos comemoram a reinauguração do CCI Aidêe Pereira Nascimento

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Os idosos da região do Planalto e Novo Horizonte comemoraram a reinauguração do Centro de Convivência Aidêe Pereira Nascimento. A festa da reinauguração aconteceu nesta sexta-feira (03) e foi também marcada pela comemoração dos 15 anos do estabelecimento.

“Há muitos anos esperamos por essa reforma e poder estar aqui neste dia é reflexo de muito trabalho e dedicação, tanto da minha equipe direta de trabalho, como da Prefeitura de Cuiabá, que nos deu apoio com a reestruturação do nosso centro”, revela Antonia Fernandes da Silva, coordenadora do CCI Aidêe Pereira Nascimento.

O centro passou por reformas estruturais e de ampliação do local. Como parte das obras, foi implantada a Academia para Melhor Idade, um salão voltado para atividades como dança e ginástica, além de pequenas reestruturações no ambiente.

“Esta nova estrutura casa com o perfil desses idosos, ativos como nunca vi! Eles possuem alma jovem, estão fazendo uma revolução na faixa etária em que se encontram e merecem este novo centro de lazer”, conta a defensora pública Silvia Maria Ferreira.

Para o secretário municipal de Governo, Eduardo Lustosa, a situação antiga do CCI demandava mudanças.

“Era necessário mexermos na estrutura deste centro. Nossos idosos precisam de ambientes com qualidade melhor e a prefeitura quer trabalhar nisso, atingindo todas as esferas da população. Além disso, o Brasil já não é mais considerado um país apenas de jovens, como antigamente. A parcela idosa está crescendo e vemos que essa mudança pede melhorias nessa área”, afirma.

 

Bons motivos para comemorar

O CCI Aidêe Pereira Nascimento surgiu em 1999 e hoje possui 362 idosos cadastros, que participam de uma programação variada de atividades rotineiras que inclui aulas de dança e alfabetização. Com a reinauguração, os idosos agora terão nove oficinais semanais como corte e costura, crochê, pintura em tecido, fabricação de biscuit, teatro, dança regional, etc.

Para dona Zenaide Lima Fernandes, a restruturação do centro veio em boa hora.

“Frequento este centro desde 2002 e é maravilhoso podermos ver o resultado final da obra. A nova estrutura vai melhorar nossa qualidade de vida, pois agora temos uma academia especial. Isso serve como um ótimo estímulo para cuidarmos da nossa saúde”, conta.

Já Abimael Flores comemora o novo salão de atividades, onde poderá fazer um de seus passatempos favoritos.

“Eu adoro dançar forró e sempre participo das aulas de dança. Já ganhei medalhas no CCI localizado no bairro CPA 3 e o novo salão vai ser ótimo para mostrar meus passos! Estou muito feliz de ver essa reforma exemplar. A prefeitura e todos os outros responsáveis estão de parabéns”, revela ele com entusiasmo.

O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano em exercício, César Vidotto, reafirmou a importância do centro, além de revelar que este é apenas o começo.

“Estes idosos são a razão de termos centros de convivência como este e sabemos que nosso trabalho não se encerra por aqui. Com a entrega de hoje, finalizamos as reformas estruturais dos quatro CCIs, mas aos poucos vamos aprimorando estra estrutura que já está muito melhor”, conclui.

 

Também participaram da solenidade o secretário municipal de Saúde Werley Perez; o secretário de Agricultura e Abastecimento Elias Alves de Andrade; o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Jerônimo Urei; a diretora do Instituto PROASPI/MT, Luciene Moraes; a vereadora de Cuiabá Lueci Ramos; os presidentes dos bairros Novo Horizonte e Planalto, Libertino da Silva Prado e Roberto Lenzer, respectivamente e Creuzenir Pereira Nascimento, filha de Aidêe Pereira Nascimento.