Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Valorização da cultura
31 de Março de 2016 15h41
Idosos atendidos nos centros de convivência ganham CD de rasqueado
Mais de 300 idosos do Centro de Convivência de Idosos Maria Ignês foram presenteados nesta quinta-feira (31) com o CD Rasqueia Brasil II, como parte de um projeto de valorização e divulgação da cultura cuiabana realizado em comemoração ao aniversário de Cuiabá, no dia 8 de abril.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. Serão distribuídos mil CDs, produzidos pelo trio Pescuma, Henrique e Claudinho, aos idosos dos quatro centros de convivência de Cuiabá.
Hoje foi realizada a primeira entrega dos CDs e o evento foi uma verdadeira festa. Os idosos foram recepcionados com uma apresentação dos humoristas “Nico e Lau”, exibida no telão - e pela presença do “Lau”, que divertiu o público contando diversas piadas.
Para “Lau”, o humorista J. Astrevo, a iniciativa é importante não somente para comemorar os 297 anos da capital, mas ampliar o acesso das pessoas à cultura cuiabana, principalmente o público em situação de vulnerabilidade. “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”, brincou.
O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, lembrou que diversas ações voltadas ao resgate da cultura têm sido desenvolvidas pela Pasta, a exemplo do projeto do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) itinerante, que tem ido às unidades de assistência para promover a cultura mato-grossense.
O projeto consiste em apresentar, às crianças e adultos que participam Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o acervo do museu, que foi inaugurado em 2006 e valoriza o patrimônio material e imaterial de Mato Grosso. Até agora já foram beneficiados os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros Jardim Araçá e CPA III.
“Nós temos fortalecido nossas ações na direção de levar nossa cultura cuiabana para todas as pessoas que são atendidas pela Assistência Social no município. A valorização da cultura cuiabana é muito importante para manter viva a nossa História e nossa tradição popular”, afirmou.
Além dos idosos do Centro de Convivência de Idosos Maria Ignês, serão beneficiados os 200 idosos do centro João Guerreiro, 500 idosos do centro Padre Firmo e 100 idosos do centro Aidee Pereira. Para a coordenadora do centro de convivência, Lucijane Bernardes.
“Vejo a importância por se tratar de músicas aonde vem resgatar toda cultura de Mato Grosso tendo em vista que as mesmas retratam os valores da língua cuiabana, a culinária e os fatos que marcaram época com personagens ilustres da nossa historia, relembrando momentos que ficaram para sempre em nossas mentes”, finalizou.