Notícias

/ ATENÇÃO ESPECIAL

27 de Março de 2020 06h45

Idosos assistidos pelo Município recebem atendimento diferenciado nesse momento de enfrentamento ao coronavírus

Carolina Miranda

Vicente Aquino

Arquivo

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência preparou uma estratégia de trabalho diferenciada voltada para o atendimento dos idosos assistidos pelos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) nesse momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Apesar das atividades coletivas e em grupos terem sido suspensas e as unidades ficarem fechadas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última sexta-feira (20), os idosos continuam recebendo atenção. A orientação repassada foi que cada coordenador e equipe técnica elaborasse medidas alternativas de atendimento para monitoramento diário dos idoso. A criação de grupos de wattsapp, foi uma delas, sendo criada para manter o contato direto com os usuários, canal de envio de orientações, esclarecimentos de dúvidas e saber sobre o estado de saúde de cada assistido. As equipes estão fazendo plantões de trabalho para oferecer essa assistência a população da terceira idade.

“Como a principal recomendação é evitar a aglomeração de pessoas, a utilização do serviço digital de mensagens instantâneas foi a melhor saída. Diariamente temos notícias dos idosos. Até o momento, nenhum caso registrado que precisou de encaminhamento para a rede básica de saúde. Os idosos estão obedecendo as regras de prevenção e contágio do coronavírus e estão ficando em casa”, disse a coordenadora de Atenção Básica, Eva Nelson.  

Além das quatro unidades dos Centros de Convvência de Idosos, os idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também estão recebendo a mesma forma de atendimento, ou via wattsapp ou por meio de contato telefônico.

A primeira-dama, Marcia Pinheiro,  madrinha simbólica da pasta de assistência social, também vem atuando atua em conjunto com o secretário Wilton Coelho e prefeito Emanuel Pinheiro, para elaboração de ações direcionadas ao social cuiabano, área essencial que precisa de atenção nesse momento de insegurança frente a pandemia do novocoronavirus.

Atualmente mais de dois mil idosos são assistidos pela rede pública municipal.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.