Notícias

Núcleo da Primeira-dama / CONHECIMENTO

17 de Dezembro de 2025 17h45

Idosos aprovam ação do Núcleo da Primeira-Dama e do Procon contra golpes

Adriana Assunção

Emanoele Daiane

Arquivo

O Centro de Convivência de Idosos (CCI) Maria Ignez da Prefeitura de Cuiabá recebeu, na última quarta-feira (17), a ação promovida pelo Núcleo da Primeira-Dama, em parceria com o Procon Municipal, voltada à orientação, à prevenção de golpes e ao fortalecimento dos direitos da pessoa idosa.

Com apoio da primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Iris e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, a ação foi realizada nos quatro CCIs: Maria Ignez, Padre Firmo, João Guerreiro e Aideê Pereira, alcançando centenas de idosos. O público participou de palestras educativas, apresentação teatral e atendimentos voltados à orientação e à prevenção de golpes financeiros, prática cada vez mais recorrente contra a população idosa.

Durante as perguntas interativas, os idosos demonstraram atenção e consciência. Ao serem questionados sobre abordagens como supostos contatos de bancos solicitando a entrega de cartões ou a aceitação de serviços não solicitados, responderam de forma segura que não entregariam documentos nem forneceriam informações pessoais. Em relação a solicitações feitas por mensagens ou SMS, destacaram a importância de investigar e buscar a fonte oficial.

Para Dona Bernardina, de 69 anos, frequentadora do CCI, a ação foi essencial. “Nós somos eternos aprendizes. Os golpes mudam todo dia, surgem ideias novas, então precisamos estar sempre atentos. Quando temos a oportunidade de buscar conhecimento, isso é muito importante”, avaliou.

O delegado Rogério Ferreira, titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), que participou por meio de vídeo, reforçou alertas sobre os principais tipos de golpes aplicados. Entre eles, financiamentos impossíveis, prêmios sem explicação, falsas ofertas de casa própria e o uso de áudios manipulados por inteligência artificial para enganar as vítimas.

Liderando a iniciativa no CCI Maria Ignez, a secretária adjunta do Procon Municipal, Mariana Almeida Borges, destacou a importância da ação educativa e preventiva. Uma das observações apontadas por Mariana após as ações nos CCIs é que os golpistas não escolhem vítimas apenas pela idade. Todos têm potencial para cair em golpes, e o conhecimento é essencial para combater a prática criminosa.

“Infelizmente, todos podem cair em golpes. Mas, quando estamos no CCI, percebemos o quanto os idosos ainda precisam de orientação, especialmente porque a tecnologia avançou e, junto com ela, a criminalidade também. Trouxemos teatro, sorteio de prêmios e perguntas interativas para identificar situações de golpe. Conseguimos tocar o idoso no coração e passar essas informações de forma clara e efetiva”, afirmou Mariana.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, ressaltou que cada CCI atende, em média, cerca de 270 idosos. “Essa ação foi extremamente importante para disseminar informações e evitar que nossos idosos caiam em golpes. Muitas vezes, eles estão sozinhos em casa e acabam fornecendo dados pessoais a golpistas, que utilizam essas informações para realizar empréstimos ou causar prejuízos financeiros”, explicou.

Além das palestras, o Procon realizou atendimentos diretos à comunidade e à população idosa ao longo de dois dias em cada unidade. Nos CCIs Padre Firmo, João Guerreiro e Aideê Pereira, foram registradas 48 reclamações. Já no CCI Maria Ignez, o Procon continuou com atendimento ao público, oferecendo orientações, esclarecimentos e registro de demandas relacionadas aos direitos do consumidor, até quarta-feira.