Notícias

/

26 de Novembro de 2010 16h25

IBGE apresenta dados do Censo 2010 ao prefeito Chico Galindo

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O chefe da unidade estadual do IBGE em Mato Grosso – IBGE-MT, Delvaldo Benedito de Souza, apresentou hoje (26-11) ao prefeito Chico Galindo os números referentes ao Censo 2010, com base na população de Cuiabá, dados computados pela Comissão Municipal de Geografia e Estatística - Cuiabá-MT. O presidente do IPDU - Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Sílvio Fidelis, administradores dos polos Regionais e o deputado estadual Maksuês Leite também participaram da reunião.

Delvaldo de Souza explicou que a 5ª reunião da comissão traduz uma amostragem do trabalho realizado pelos recenseadores do IBGE entre 1º de agosto e 31 de outubro, "cujos resultados apontam variações interessantes entre um ano e outro", disse. Antes de entrevistar os moradores da Capital, o IBGE realizou a pré-coleta de dados para se inteirar a respeito de fatores diversos dos setores em que o município foi dividido, a exemplo dos serviços de iluminação, arborização, existência de bueiros, calçadas, etc. O setor rural não foi inserido nessa pré-coleta.

"O Censo 2010 foi bem conduzido. Isso tudo auxiliou o recenseador na sua tarefa, pois não é possível iniciar um questionário sem que tenha uma identificação precisa da situação do Município, como um todo", afirmou o chefe regional do IBGE. O total de unidades visitadas em Cuiabá é de 220.712 (população de 530 mil pessoas, estimativa de 550 mil).  Trata-se de um crescimento que representa estabilidade razoável, segunda avalia.  "Existem 6.239 domicílios de uso ocasional. De
91 a 96, o aumento foi de 13.873 unidades. De 96 para 2000, 29.096; de 2000 para 2007, 13.594; de 2007 para 2010, 27.436".

O prefeito Chico Galindo ouviu as explanações do chefe do IBGE em Mato Grosso e, mais uma vez, colocou a estrutura do Palácio Alencastro à disposição do órgão. Delvaldo reafirmou que o trabalho do Censo 2010 foi facilitado pelo fato de a Prefeitura ter disponibilizado espaço físico, funcionários e a própria estrutura das Ouvidorias Municipais, a fim de facilitar a coleta de dados do IBGE no Município.

"Estamos sempre prontos a ajudar, interessados em saber o percentual de avanço de Cuiabá", disse Galindo. "Esse trabalho do IBGE conta bastante para podermos traçar plataformas de benefício coletivo à população. É um raio-x transparente das reais necessidades do Município", concluiu.