Saúde / CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES

26 de Junho de 2024 15h05

HPSMC capacita funcionários para o gerenciamento correto dos resíduos sólidos de Saúde

Letícia Kathucia

Vicente Aquino

Arquivo

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), por meio da Gerência de Resíduos Sólidos de Saúde da unidade, está promovendo, entre os dias 26 e 28 de junho, a 1ª Semana Interna de Saúde e Meio Ambiente (SISMA). O primeiro projeto tem como tema 'Construindo um hospital mais sustentável' e é voltado aos servidores da unidade.

Esta ação faz parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e desenvolvida pelo HPSMC, através do Serviço de Educação Permanente. A engenheira sanitarista responsável pelo setor no hospital, Salma de Oliveira, explica que a gestão exige e acompanha os servidores nos cuidados com a correta coleta, acondicionamento, transporte e destino final dos resíduos, por conterem substâncias prejudiciais à saúde humana. "Nos preocupamos para que não ocorra descarte inadequado capaz de colocar em risco os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas. A gestão e a direção do HPSMC entendem que a capacitação periódica nos períodos diurnos e noturnos é primordial para evitar danos", ressaltou a gerente.

Na manhã desta quarta-feira (26), o evento que acontece dentro do antigo Pronto Socorro, foi aberto com uma apresentação da 'Banda da PM'. Em seguida, o engenheiro sanitarista Ricardo Carneiro, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), proferiu uma palestra abordando com os colaboradores do hospital temas como o gerenciamento dos resíduos de saúde, que inclui as seguintes etapas: segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo e destinação final.

Segundo os setores envolvidos na capacitação, é importante orientar sobre os tipos de resíduos, classificados como comuns, infectantes, químicos, radioativos e perfurocortantes, para que sejam descartados nos recipientes de maneira correta. O resíduo perfurocortante, devido ao seu manuseio irregular, é a maior causa de acidentes de trabalho. Além do descarte adequado, o manejo correto dos resíduos também é crucial.

Na quinta-feira, dia 27, o tema discutido será 'Os desafios da reciclagem', com palestras, oficinas de reciclagem e exposições culturais. No terceiro e último dia do evento, sexta-feira, dia 28, será apresentado o Projeto Lunnar, que trata da reciclagem de frascos vazios de aerossol. A equipe da perfumaria O Boticário participará da ação, apresentando a 'reciclagem de frascos de perfumes'. O CETEM realizará massagens Quick e design de sobrancelhas no auditório. Também serão distribuídas mudas de árvores, e para o encerramento, haverá apresentações das bandas musicais Coração Tradição Franciscano e Grupo de Siriri e Cururu.