Saúde / Além das metas
31 de Julho de 2015 16h36
Hospital São Benedito completa 10 dias de funcionamento superando expectativas
Desde que entrou em funcionamento, dia 21 de julho, o Hospital Municipal São Benedito, recebeu um total de 51 pacientes dos quais 45 já foram operados e receberam alta médica. Nesta sexta-feira (31), quando a nova unidade médica completa dez dias em efetiva atividade, nove pacientes encontram-se internados dos quais cinco foram operados.Em relação ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, a nova unidade já está mudando o dia a dia do maior hospital público da Baixada Cuiabana. A fila e o tempo de espera para cirurgias começam a ser reduzidos sensivelmente.
O hospital, que foi destaque também no portal do Governo Federal, www.brasil.gov.br com uma matéria sobre a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro na solenidade de entrega da unidade à população, e as expectativas em torno do seu funcionamento e manutenção, está superando as previsões dos gestores.
“À medida que os serviços estão sendo implantados, o que está ocorrendo de forma gradativa, estaremos atendendo com mais qualidade, à demanda. Nossas expectativas estão sendo superadas dia a dia”, destacou a secretária adjunta de Planejamento e Operações, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Iracema Maria de Queiroz.
O hospital, idealizado para atender aos casos de média e alta complexidade, provenientes do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Baixada Cuiabana, bem como todo interior, referenciados através da Central de Regulação em cogestão com o Estado, quando estiver operando plenamente, poderá realizar até 500 cirurgias por mês ou mais de 6 mil ao ano, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o diretor da Empresa Cuiabana de Saúde, autarquia responsável por gerir a unidade de saúde, Jorge Lafetá, a previsão é de que isso aconteça até o final do ano. “Nossa expectativa é de que terminemos o ano com o hospital funcionando com sua capacidade total”.
Nesta primeira fase, estão sendo habilitados 106 leitos, sendo 25 de UTI adulto (69% do total previsto). Os demais leitos serão habilitados gradativamente nas próximas etapas, previstas para setembro e outubro deste ano. Nos próximos 20 dias, de acordo com Lafetá, a unidade deverá dar início as intervenções cirúrgicas neurológicas e cardíacas.
Além de equipamentos e estrutura de alta qualidade, o atendimento humanizado e o cuidado nas áreas clínicas, responsáveis pelo suporte pré e pós-cirúrgico, tem feito a diferença entre os pacientes já atendidos na unidade hospitalar.
“Hoje, nossa taxa de permanência é de três dias, uma média considerada excelente, se for comparada a média nacional que fica entorno de cinco a seis dias”, explicou o diretor do Hospital São Benedito, Jorge Lafetá, lembrando que um procedimento cirúrgico de sucesso pressupõe uma alta médica com o menor tempo possível, e isso é resultado também de cuidados no atendimento nas áreas clínicas com equipes treinadas e condições apropriadas.
Entre as prioridades do Hospital São Benedito, é diminuir a quantidade de pessoas na fila de espera do pronto-socorro.
Confira a matéria publicada no Portal Brasil, no link: