Notícias

/ TRANSPARÊNCIA

22 de Janeiro de 2021 16h34

Hospitais que não enviarem profissionais aptos a se vacinarem podem ser penalizados e servidores demitidos

OZIANE RODRIGUES E ROBERTA PENHA

Roberta Penha

Arquivo

Os hospitais convocados pela Prefeitura de Cuiabá a encaminharem as listas com os profissionais aptos a se vacinarem contra a COVID-19 poderão sofrer sanções legais dos órgãos competentes, caso sejam comprovadas irregularidades.  Quanto aos servidores da rede SUS que encaminhar pessoas indevidamente e ou, “furar” fila, também poderão sofrer penalidades como demissão e processos. 

De acordo com a Secretária Ozenira Félix, as listas serão encaminhadas ao Tribunal de Contas (TCE) e ao Ministério Público para serem apreciadas.

“Estamos preparados para vacinar toda a população prioritária tão logo o Ministério for nos encaminhando as doses. Mas, neste momento, precisamos cuidar de quem está atuando diretamente no foco da doença, quem está literalmente com mais riscos de ser acometido pela doença. Afinal, a pandemia não acabou e estamos em plena segunda onda. Por essa razão vacinaremos primeiro os linha de frente, os profissionais das demais áreas hospitalares, bem como os das demais etapas, serão convocados gradualmente, tão logo recebamos mais doses", frisou a secretária.

Nesta 1ª fase do Vacina Cuiabá, a Secretaria de Saúde está convocando por meio das unidades hospitalares da Capital apenas os profissionais que atuam no atendimento aos pacientes COVID-19. Desta forma, estão aptos a comparecerem na estrutura do Vacina Cuiabá – instalada no Centro de Eventos do Pantanal, somente trabalhadores de hospitais e Pronto Atendimento 24h, públicos e privados, bem como os das 21 unidades referências para Covid-19 da Atenção Básica.A vacinação em cuiabá teve início na última quarta-feira (19) e em apenas cinco dias já imunizou 3.787. O montante equivale a

 

47% de aplicação das 8.027 doses recebidas do Governo Federal.