Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRO DA GENTE

07 de Junho de 2024 17h06

Hortifrutigranjeiros são destaque na 3ª edição da Feira de Produtores de Pequenas Propriedades e Agricultura Familiar

Alessandra Marques

Davi Valle

Arquivo

A 3ª edição da Feira de Agricultura Familiar, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), foi marcada pela grande procura por hortifrutigranjeiros. O evento ocorreu na Praça Alencastro na última quarta-feira (5).

Os produtores de pequenas propriedades são assistidos pelo programa Agro da Gente, criado na gestão de Emanuel Pinheiro com o intuito de fomentar a atividade agrícola e a produção local.

Os expositores da baixada cuiabana comercializaram produtos feitos a partir da matéria-prima do leite, como queijos, doces e cremes. O destaque do evento foram os hortifrutigranjeiros, com opções de frutas, legumes e verduras, bem como representantes da cadeia da apicultura, que venderam mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha.

A ação representa o compromisso contínuo com o fortalecimento da agricultura familiar na baixada cuiabana, além de demonstrar os resultados satisfatórios promovidos pelo Programa Agro da Gente, instituído pela Lei 6.809/2022, um conjunto de diretrizes que visa dinamizar, fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas da zona rural do Município de Cuiabá, e orientar o acesso aos programas de aquisição de alimentos em nível federal, estadual ou municipal.

“Estamos na terceira edição deste evento que só tem a agregar para os produtores de pequenas propriedades da baixada cuiabana. Trabalhamos diretamente com essas pessoas através do programa Agro da Gente, visando auxiliar em todas as etapas de comercialização e produção rural, além de fomentar a agricultura familiar cuiabana”, explicou Cacíla Nassarden, secretária-adjunta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.