Saúde / NEUROCIRURGIA
05 de Fevereiro de 2024 11h06
HMC realiza cirurgia de alta complexidade em criança de 9 anos; menina retira tumor cerebral raro três dias após ser internada
Quem vê a pequena Marielle Moraes desenhando ou brincando de pega varetas, nem imagina que há pouco menos de dez dias, a criança passava por uma cirurgia de altíssima complexidade. O procedimento foi realizado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), na última sexta-feira (26), três dias após ser admitida na unidade. A garota de 9 anos passou pela retirada de um tumor cerebral raro, onde os médicos removeram 100% de um glioma localizado na região direita do parênquima cerebral. A cirurgia mobilizou diretamente cerca de 35 profissionais da saúde no HMC, desde médicos neurocirurgiões, pediatras, equipe de enfermagem e de assistência social. Marielle recebeu alta médica na última sexta-feira (29).
A criança veio transferida do município de Rondonópolis, foi admitida no HMC no dia 23/01, com fortes dores abdominais, fraqueza, dor de cabeça e atrofia nos braços e pernas. Na manhã do dia 26/01, a garota passou pelo procedimento, que exigiu a presença de uma equipe médica especializada tanto em neurocirurgia como em oncologia e pediatria, pois se tratava de uma região sensível do cérebro da menina. A cirurgia foi um sucesso.
“Nossa, eu só tenho que agradecer, a sensação agora é de alívio. Vocês não imaginam o desespero que foi ver minha filha em crise, com o corpinho todo atrofiado, eu entrei em pânico. Eu só tenho a agradecer a Prefeitura de Cuiabá e a toda equipe médica do HMC. A rapidez e o cuidado que tiveram, em três dias minha menina foi operada, e hoje está bem, conversando, fazendo seus desenhos, até tarefa da escola ela fez. Isso para uma mãe não tem preço, estou aliviada”, afirmou Márcia Moraes, mãe da pequena Marielle.
A criança teve todo aparato da equipe assistencial do HMC, onde passou por fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, e recebeu todo cuidado da equipe de enfermagem, que além de dar assistência, também ofereceu muito mimo.
“Nós ficamos tão felizes por recebermos a Marielle, isso acalenta tanto os nossos corações, uma menina tão pequena e já é tão guerreira. Ela está sendo toda mimada pelo setor, já demos ursinhos, lápis de cor, cadernos de desenho e joguinhos de memória. A nutrição também preparou uma dieta que agrada o paladar dela. Queremos que ela se sinta muito acolhida aqui, pois é uma vencedora”, frisou Luzinete Reis, responsável pela enfermaria pediátrica.
Marielle está no quinto ano do ensino fundamental, é uma bailarina talentosa, mas sua paixão é a maquiagem. “Minha tia me deu uma maleta de maquiagens, eu gosto das cores rosa e roxo, já quero ir para casa porque estou com várias ideias para fazer nas minhas amigas. Quero ver meus tios também, e meus cachorros que já devem estar com saudade de mim”, disse a pequena, enquanto pintava um desenho da Frozen, personagem da Disney.
A menina receberá todo suporte do Hospital Municipal de Cuiabá com tratamento adequado, e deve visitar periodicamente a unidade para realizar exames de imagens e laboratoriais.