Notícias

Saúde / UNIDADE DE REFERÊNCIA

22 de Março de 2024 18h00

HMC bate marca de mais de 900 cirurgias ortopédicas realizadas desde o início do ano

LÁZARO THOR

Luiz Alves

Arquivo

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Leony Palma de Carvalho bateu o número de 900 cirurgias ortopédicas desde o início do ano, de acordo com dados da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). 

Médicos ortopedistas contratados realizam uma lista prévia de pacientes que podem ser submetidos à cirurgia e, em seguida, a equipe do HMC avalia quais cirurgias devem ser realizadas. Excecutando as cirurgias de alto custo, que são pagas pelo estado conforme a legislação específica, a direção da unidade determina a realização dos procedimentos mais urgentes, seguindo o chamado "mapa de cirurgias", com parâmetros de segurança para a realização.

Ao todo, foram realizadas 351 cirurgias em janeiro, 322 cirurgias em fevereiro e até o último dia 20 de março, foram realizadas 244 cirurgias. Ao todo, foram realizadas 917 cirurgias ortopédicas no período.

Segundo Giovane Koch, representante da ECSP, a taxa de suspensão de cirurgias é muito baixa e, em nehum dos casos, foi realizada suspensão de procedimento por falta de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME). 

"Os casos de suspensão de procedimento ocorrem normalmente quando o paciente não está em condições clínicas de ser submetido a cirurgia ou nos casos em que é preciso programar leito de UTI para o paciente no pós-operatório", afirmou. "De todo modo, o paciente continua na fila e brevemente é submetido ao procedimento.