Fazenda / ATENDIMENTO VIRTUAL

10 de Agosto de 2023 17h10

Guia da taxa de coleta de lixo pode ser emitida no Portal do Contribuinte com vencimento para 22 de agosto

BRUNO VICENTE

Emanoele Daiane

Arquivo

A guia para pagamento da taxa de coleta de lixo, referente a julho, já está disponível para emissão no Portal do Contribuinte. Com data de vencimento marcada para o próximo dia 22 de agosto, exclusivamente neste mês, a cobrança será feita por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e não pela fatura de consumo de água.

Dessa forma, todo cidadão que não se enquadra no grupo de isentos, deve emitir a guia do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), para pagamento do tributo. Caso não tenha acesso à internet, o contribuinte também pode ser atendido presencialmente no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), na Rua Barão de Melgaço, nº 3.814.

Para emitir a guia, o munícipe deve entrar no Portal do Contribuinte, clicar na aba “Emissão de Guias” e escolher a opção “Cadastro Imobiliário”. Depois de acessar a nova janela, basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF)/Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou a inscrição imobiliária, selecionar “Taxa de Coleta de Lixo” e gerar a guia.

Além do boleto, que pode ser pago em qualquer agência ou aplicativo bancário, o cidadão tem ainda a possibilidade de gerar somente o código de barras ou efetuar o pagamento via pix. Conforme o Decreto nº 9.726/2023, os próximos lançamentos, cobranças e vencimentos da taxa dos meses do exercício de 2023, permanecem inalterados.

A implantação do tributo em Cuiabá atende a obrigatoriedade impostas aos municípios brasileiros, por meio do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei Federal nº 14.026/2020). Respeitando a Lei nº 522/2022, aprovada na Câmara Municipal, 75% dos imóveis cuiabanos estarão isentos do pagamento do tributo, em 2023.

Para este ano, o valor mensal da taxa é de R$ 10,60 para imóveis que recebem o serviço de coleta domiciliar de lixo três vezes por semana e R$ 21,20 para aqueles onde a frequência é de seis vezes por semana. O serviço de coleta de lixo domiciliar é coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).