Saúde / Vacinação
02 de Setembro de 2015 11h48
Grande Templo e shopping terão postos abertos nesta quinta-feira
A Secretaria de Saúde de Cuiabá está montando postos de vacinação em alguns locais a fim de facilitar o acesso dos pais que ainda não levaram seus filhos para tomar a dose da vacina contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Além das salas de vacinação nas unidades básicas de Saúde (Postos de Saúde da Família (PSF’s) e Centros de Saúde), nesta quinta-feira (3), haverá um posto de vacinação no Grande Templo, das 08h00 às 17h00.
No Shopping Goiabeiras, também na quinta-feira (3) e na sexta-feira ( 4), um posto de vacinação estará funcionando das 10h00 às 22h00.
Equipes da Secretaria de Saúde ainda estarão vacinando os alunos das escolas Ibero Americano e Colégio Isaac Newton, na sexta-feira (4).
Das unidades de saúde básica que vinham apresentando problemas de equipamentos ou instalação, já estão sendo instalados dois ar condicionado em cada uma das unidades localizadas nos bairros Jardim Independência, Centro de Saúde do Industriário e, um ar condicionado nas unidades localizadas no Coxipó I e II, Ribeirão do Lipa e Altos da Serra. Ainda hoje será liberada a sala de Vacinação do bairro Quilombo.
Nas unidades localizadas na Zona Rural, Nossa Senhora da Guia e Aguaçu, a vacinação ocorre de forma tranqüila.
A vacina é destinada às crianças de zero a cinco anos incompletos. Para atender à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, foram disponibilizadas para a capital 38 mil doses da vacina. A campanha nacional terminou no último dia 31 (em Cuiabá em razão do ponto facultativo pelo dia do evangélico, terminou dia 1º), mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, para a próxima sexta-feira (4).
O coordenador da Vigilância, Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Fernão Leme Franco, falou mais uma vez sobre a importância da vacinação durante a campanha, a fim de aumentar o índice de cobertura vacinal além de garantir a não reintrodução do vírus da doença no país.
“Não existe tratamento contra a poliomielite, por isso precisamos garantir a prevenção através da vacina que só é contra-indiciada para crianças com infecção aguda, febre acima de 38º C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina”, destacou.
Há 26 anos o Brasil não registra casos de paralisia infantil. Mas, segundo a Organização Mundial da Saúde, em nove países foram registrados casos da doença nos últimos dois anos. Em três deles, Nigéria, Paquistão e Afeganistão, a poliomielite é endêmica.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, não leva a morte, mas deixa sequelas no sistema nervoso como paralisia irreversível, principalmente nas pernas. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
Confira a lista completa dos Centros de Saúde (CS) e Postos de Saúde da Família (PSF's), onde está sendo disponibilizada a vacina contra a poliomielite:
CPA III
Dr. Fábio I e II
Novo Mato Grosso
Altos da Serra I e II
Clínica da Família do CPA
Centro de Saúde do Paiaguas
PSF III/Jardim Umuarama
Jardim Florianópolis/União
Jardim Vitória I, II e III
Centro de Saúde do Tijucal
Pedra 90 I e II
Pedra 90 III e IV
Pedra 90 V e VI
Jardim Liberdade/Osmar Cabral
PSF Nova Esperança I e II
Atalaia I e II
Jardim Fortaleza/Santa Laura
PSF Renascer
PSF Pedregal I e II
Centro de Saúde do Planalto
Centro de Saúde Pico do Amor
Centro de Saúde Campo Velho
Centro de Saúde Ana Poupina
PSF Areão
PSF Praieiro
PSF Ribeirão do Lipa
Jardim Imperial
Jardim Colorado/Cidade Verde
Santa Amália (vacinação nas segundas e terças-feira)
As vacinas contra a poliomielite também estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (3), nas seguintes unidades de atenção básica:
Centro de Saúde Cidade Alta
Centro de Saúde Novo Terceiro
Centro de Saúde Sucuri
Centro de Saúde Alvorada
PSF Jardim Araça
PSF Jardim Santa Amália
PSF Novo Colorado I
PSF Novo Colorado II
PSF Ribeirão da Ponte
PSF Santa Isabel I e II
PSF Santa Isabel III
PSF Despraiado I e II