Notícias

Saúde / Co-gestão

22 de Maio de 2015 15h29

Governo e prefeitura trabalharão juntos para gerenciar a Saúde em Cuiabá

ADEMAR ANDREOLA

Michel Alvim

Arquivo

O Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá vão atuar em conjunto no gerenciamento da saúde pública. Na próxima semana as Secretarias de Saúde do Estado e da Capital vão assinar um convênio de co-gestão nesse sentido. O ponto principal dessa ação conjunta será a entrada em operação do Hospital São Benedito, cuja obra física foi inaugurada no dia 30 de abril.

Agora está em andamento o processo de seleção e treinamento do pessoal que vai trabalhar nele. De acordo com o cronograma anunciado na inauguração, o hospital deverá começar a funcionar em meados de junho.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, após audiência com o governador Pedro Taques, na manhã desta sexta-feira (22), no Palácio Paiaguás. “Vamos trabalhar no sentido de melhorar o atendimento à saúde não apenas na Baixada Cuiabana, mas em todo o Estado de Mato Grosso, onde Cuiabá é a referência”, disse Mauro Mendes.

O prefeito elogiou e agradeceu o empenho de Pedro Taques no sentido de apoiar as ações da saúde em Cuiabá. “O governador Pedro Taques tem sido muito proativo nesse sentido e vamos trabalhar em conjunto, melhorando a eficiência no atendimento”, afirmou Mendes.

Mauro Mendes informou também que na próxima quinta-feira, dia 28, ele, o governador e os secretários Marco Bertúlio e Ary Soares Júnior terão uma audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para discutir o repasse de recursos para manutenção do Hospital São Benedito, cujo custo mensal estimado será em torno de R$ 7 milhões.

O Governo do Estado se comprometeu em repassar cerca de R$ 2,5 milhões por mês. “Sempre disse que sozinha a prefeitura não tem como arcar com a manutenção do hospital. Por isso, vamos à Brasília buscar os recursos cujos repasses já nos foram garantidos para colocar o São Benedito em funcionamento”, explicou o prefeito.

Da audiência participaram os secretários de Estado, Marco Aurélio Bertúlio, da Saúde, e o de Projetos Estratégicos, Gustavo de Oliveira.

Estrutura

O Hospital São Benedito terá 126 leitos, sendo destinados 96 de enfermarias e 30 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A nova unidade de saúde, que atenderá 100% pelo SUS, servirá como referência para as cirurgias de alta complexidade do município. A nova unidade de saúde terá também cinco leitos para Regulação Pós-Anestésica (RPA), e quatro salas de cirurgia. Nelas serão realizadas cirurgias ortopédicas, neurológicas e cardiológicas. 

O prédio está localizado no bairro Quilombo, onde antes funcionava o Hospital das Clínicas, que estava fechado há mais de dez anos.