Educação / BNCC
03 de Agosto de 2018 16h21
Gestores e professores da Educação de Cuiabá participam de formação
Gestores da Educação Infantil e professores de Educação Física das unidades da rede municipal de ensino de Cuiabá participaram nesta semana, no auditório das Faculdades Integradas Cantares de Salomão (FEICS), de um ciclo de formação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estes foram os primeiros grupos a participar da formação, após o dia D, realizado no mês de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, evento que reuniu gestores e professores e serviu de marco para o início oficial das discussões sobre o tema, na rede publica municipal. Desde então, várias unidades de ensino vêm realizando momentos internos de discussão com a participação de servidores, professores e pais.
O ciclo de formação voltado às diretrizes da BNCC será concluído em novembro. Mas o objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) é possibilitar o alinhamento das políticas públicas, em processo de elaboração no município, ao documento nacional. No âmbito municipal, as discussões estão avaliando uma serie de questões, entre elas a Escola Sarã – organizada em ciclos de formação - e a proposta de alfabetização a ser definida para Cuiabá.
Os encontros da próxima semana já estão definidos, sempre no auditório da FEICS, nesse primeiro momento para os profissionais da Educação Infantil, e depois com os profissionais e gestores do Ensino Fundamental.
BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos, em todo o Brasil, devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A ideia é assegurar o direito de aprendizagem e desenvolvimento, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).
“Todos os profissionais da Educação vão passar por essa formação. O objetivo é possibilitar a eles o conhecimento de forma mais profunda da BNCC e de como ela vai influenciar na sua disciplina ou modalidade que ele está atuando. A formação visa também prepará-los para que possam contribuir nas discussões em torno da política municipal de Educação”, explicou a coordenadora de Formação da Diretoria de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, Carmen Cinira Siqueira Leite.
A coordenadora lembra que a BNCC é um parâmetro que irá influenciar diretamente na elaboração da política educacional do município de Cuiabá. Ela sistematiza práticas que já ocorrem no contexto escolar e garante o direito de aprendizagem às crianças e adolescentes.
A coordenadora pedagógica da unidade de creche São José Operário, Cláudia Araújo dos Santos, contou que a sua unidade já fez o dia D de discussões, de forma lúdica e com a participação dos profissionais, pais e funcionários. “A BNCC é uma base para que as crianças possam ter seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento respeitados, mas permite também o respeito ao regionalismo, ao projeto político pedagógico das unidades, às práticas culturais das comunidades e à unidade de cada escola e assim por diante. Não podemos esquecer que a educação é uma construção e um espaço de resignificação permanentes”, disse ela.
Marcina Jacinta de Souza, coordenadora pedagógica da EMEB Antônia Tita Maciel de Campos, também participou da formação. Na escola em que atua, os estudos em torno da BNCC tiveram início bem antes, na semana pedagógica realizada no inicio do ano. Na unidade, o segundo ciclo já trabalha com base na BNCC e todo o planejamento anual da Educação Infantil foi feito a partir das orientações contidas no documento.
“Se olharmos a Educação Infantil, percebemos que já realizamos muitas das práticas nas salas de aula. Acredito que a sistematização dessas orientações vai auxiliar na melhor preparação dos alunos para a alfabetização. Para isso, estamos caminhando e avançando nessa proposta. O ato de conscientizar e compreender do professor será fundamental para o avanço do ensino”, salientou Marcina de Souza.
O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, destacou a importância da implementação da BNCC para a promoção da equidade e da qualidade do ensino, por meio de uma referência comum obrigatória para toda a educação básica - respeitando a autonomia dos estados, municípios e escolas. “A Base trabalha com conhecimentos fundamentais que devem ser desenvolvidos para que nossos estudantes possam ser cidadãos plenos, autônomos e capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da nossa Capital e do nosso pais. A partir desses parâmetros, a gestão Emanuel Pinheiro está construindo a política educacional de Cuiabá para o futuro, garantindo direitos iguais à educação”, salientou.
Agenda de formação – BNCC
Local: Faculdades Integradas Cantares de Salomão (FEICS),
Dia 03, sexta-feira (integral) – Educação Física
Dia 06, segunda-feira (integral) – Educação Infantil
Dia 07, terça-feira (integral) – Educação Infantil
Dia 08, quarta-feira (integral) – Educação Infantil
Dia 09, quinta-feira (integral )- Educação Infantil
Dia 10, sexta-feira (integral) – Educação Infantil e Artes