Inclusão e Acessibilidade / DIA DAS LIBRAS
25 de Abril de 2025 08h30
Gestão firma compromisso por plano de 90 dias para comunidade surda
Neste 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Prefeitura de Cuiabá celebrou a data com um ato simbólico e prático no Salão Nobre do Palácio Alencastro. Durante o evento, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris firmou, junto ao secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, o compromisso de elaborar, em até 90 dias, um diagnóstico detalhado das necessidades da comunidade surda e um plano estratégico de políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão.
O encontro reuniu diversas pessoas surdas da comunidade, que puderam expor diretamente suas demandas a representantes do Executivo e Legislativo, incluindo os vereadores Samantha Iris e Dilemário Alencar. A proposta é que, a partir desse levantamento, cada secretaria municipal seja envolvida na execução das ações previstas.
“Vamos construir juntos esse planejamento e pensar o que dá pra fazer agora, o que conseguimos fazer no ano que vem e o que pode virar lei pra ir além de nós. É o primeiro passo. Estou à disposição”, afirmou Samantha. “A inclusão é desejo do coração da gestão e sei que os secretários atenderão porque entendem a importância desse processo”.
Durante a solenidade, Andrico reforçou o compromisso: “Isso aqui é como plantar uma semente. Precisamos do sol, do cuidado, do apoio de todos para fazer florescer. A inclusão de verdade significa remover barreiras, garantir acesso à comunicação, à educação e à dignidade para todos. E isso inclui autistas, cadeirantes, surdos, pessoas com nanismo... todos”.
Ele também destacou que, apesar da legislação garantir direitos, como a Lei 5.376/2010 sobre educação bilíngue nas escolas municipais, muitos desses direitos ainda não saíram do papel. “Estamos cansados de ver a lei ser ignorada. Agora é diferente. Temos gestão, temos vontade e vamos mostrar resultado”.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão, já iniciou um trabalho técnico de levantamento de investimentos, fundos e legislações pertinentes, para tornar Cuiabá uma cidade verdadeiramente acessível e inclusiva. O plano de 90 dias é mais um passo concreto nessa direção.
#PraCegoVer
A foto mostra os participantes do evento realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá. Na imagem há dezenas de pessoas, entre autoridades e representantes da comunidade surda.