Notícias

/ VALORIZAÇÃO

10 de Novembro de 2024 12h00

Gestão Emanuel Pinheiro deixará um grande legado para os servidores públicos

ELIANA BESS

Luiz Alves

Arquivo

Com dois mandatos eletivos consecutivos, tendo iniciado em 2017 e encerrando em dezembro deste ano, o Prefeito Emanuel Pinheiro consagra-se como um prefeito que fez muito pelos servidores públicos efetivos. Das 15 carreiras que compõem a área estratégica, área meio e área finalística da administração municipal, 11 foram contempladas com aumento salarial ou reforma nos Planos e Cargos e Carreiras (PCCS), totalizando 2.884 servidores beneficiados. Para duas carreiras foi implementado o PCCS, notoriamente um marco para esses profissionais que travavam uma luta em busca dessa essa conquista. Outras duas carreiras foram beneficiadas com redução de carga horária de trabalho. E outra, obteve redução no interstício de promoção e progressão para dois anos. Além disso, em oito anos à frente da Prefeitura de Cuiabá, a gestão Emanuel Pinheiro não atrasou salário, não enfrentou greve dos servidores.

“Sempre manifestei meu respeito a todos os profissionais que contribuem para que as ações cheguem a todos os cidadãos. E reconhecer o trabalho de cada um é valorizar a categoria em que estão inseridos, nada mais justo do que melhorar no que é possível, seja com aumentos salariais ou adequações nos seus respectivos Plano de Cargos e Carreiras. Foi pensando nisso que trabalhamos e avançamos em todas as áreas de atividade”, pontuou o prefeito.

As ações voltadas para o servidor começaram já no segundo ano do primeiro mandato, em 2018, quando a equipe atuou no PCCS dos auditores fiscais e inspetores de tributos II (em extinção). E, em 2020, saiu a tabela com os percentuais de aumento para os níveis e classes destas categorias, que são consideradas áreas estratégicas de atividades.

Ainda na área estratégica, outras categorias foram beneficiadas posteriormente, totalizando 137 profissionais. Gestor Municipal, em 2019, com a reforma do PCCS; Engenheiros e Arquitetos, com aumentos salariais em 2019, 2020 e 2021; Procurador Geral do Município em 2022, com aumento e acréscimo da letra “D”, no nível de classe.

Na área meio, que inclui o auxiliar municipal (cargo em extinção) e profissional de nível fundamental (em extinção) o aumento de 20% no salário ocorreu em 2020. Agente municipal e profissional de nível médio o aumento proporcionado foi de 53%, com percentuais variáveis conforme a classe em que se enquadra.

Um grande legado deixado pela gestão aconteceu em 2019, com a implantação do PCCS para as carreiras de contador público e técnico em contabilidade (em extinção).

Ao todo, 732 servidores contemplados na área meio.

Na área finalística, foi concedido aumento para 339 servidores, sendo agente de regulação e fiscalização (nível médio), agente de regulação e fiscalização (nível superior); agente municipal de trânsito e transporte.

Estão inclusos também a carreira dos cirurgiões dentistas que almejava a reestruturação da carreira e aumento salarial e foi atendida este ano, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

E mais a de assistente social e cuidador social da assistência social, que tiveram redução de carga horária para 30 horas, mantendo os percentuais de aumento por nível e classe.

E redução de interstício de promoção e progressão para dois anos na as carreiras de técnico em desenvolvimento social, agende de saúde, especialista de saúde, especialista em desenvolvimento social e de auxiliar em saúde (em extinção).

“Não tenho o que reclamar, todos os gestores que passaram foram importantes. O prefeito Emanuel Pinheiro foi o que reconheceu muito nós como servidor público”, declarou recentemente a servidora Edna Leventi, 65 anos. Na ocasião, Edna relembrava os 44 anos de serviço público prestado na Prefeitura de Cuiabá.