Notícias

Educação / 301 ANOS DE CUIABÁ

08 de Abril de 2020 09h08

Gestão do Município investe na Educação, que avança em Cuiabá

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Em pouco mais de três anos da Gestão Emanuel Pinheiro, a Educação cuiabana vive um grande avanço. Investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas, implementação e ampliação de programas pedagógicos e instrumentos tecnológicos vêm sendo feitos gradualmente pela administração municipal, e faz parte do projeto de renovação, modernização e busca pela excelência e resultados cada vez melhores, na aprendizagem dos alunos.

Com aproximadamente 53 mil alunos,  143 unidades educacionais e cerca de 9,6 mil servidores, a pasta da Educação é uma das maiores da administração municipal. "Todo nosso esforço, orientado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, têm um objetivo,  oferecer um Ensino de qualidade e melhores condições para atender as necessidades dos nossos alunos e professores, dentro das salas de aula", destacou o secretário Alex Vieira Passos. 

Para o secretário de Educação, um dos maiores desafios da pasta foi a infraestrutura da rede. "Grande parte de nossas unidades educacionais não recebiam obras de reforma há muitos anos e, se encontravam deterioradas. Entre reconstruções, reformas, revitalizações e construções, nesse período, entregamos a população mais de 40 obras, entre elas a da unidade EMEB Profa. Elza Luiza Esteves, no bairro Canjica, reconstruida totalmente num prazo recorde de seis meses graças a utilização de tecnologia de ponta e, o início das obras de quatro, dos seis novos Centros Municipais de Educação Infantil previstos, o que irá ampliar de forma efetiva, a oferta de vagas na rede", destacou Alex Vieira Passos. 

A retoma e entrega de obras aliás, é uma das marcas da gestão Emanuel Pinheiro na Educação, além da priorização da formação continuada e valorização dos profissionais. Em 2019, a gestão municipal entregou praticamente uma obra por mês entre elas, o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Edgar Santana de Amorim, no bairro Recanto do Sol, cujas  obrasforam  retomadas pela gestão Emanuel Pinheiro, sendo o quinto CMEI entregue à população e o sétimo a entrar em funcionamento na atual gestão do Município,  a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Floriano Bocheneki, no bairro Parque Atalaia, que recebeu no ano passado, a primeira grande reforma desde que foi inaugurada em 2017 e a reforma e ampliação da Biblioteca Pública Saber com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos, na Praça Clóvis Cardozo, a reforma e ampliação de duas creches que se transformaram nos Centros Educacionais Infantil Cuiabano (CEICS) Silva Freire, no bairro Coxipó e Mariana Fernandes Macedo, no bairro Dom Aquino. 

Entre as obras entregues em 2019, estão três quadras poliesportivas nas EMEBs Moacyr Gratidiano, Tereza Benguela e Zeferino Leite de Oliveira além das EMEBCs Herbert de Souza, no Cinturarão Verde e Nossa Senhora Penha de França, no histórico distrito do Coxipó do Ouro, além do CMEI Profª. Joana Mont Serrat Síndola Silva, no CPA III, a primeira unidade do Instituto Reação em Cuiabá, construída por meio de parcerias com a ong, entre outras.

“Essas obras estão melhorando a estrutura física das unidades educacionais que recebem também novos mobiliários e equipamentos, com programas como o Climatizar é Humanizar, que está instalando ar condicionado em todas as salas de aulas da rede, além de outros como o de segurança, com 11 delas já monitoradas. Nesses três anos, entregamos para a população mais de 40 obras na Educação. Esses foram compromissos assumidos pela gestão Emanuel Pinheiro, que estão sendo cumpridos. Isso tudo, sem deixar de investir nas áreas pedagógica e de formação dos profissionais”, avaliou  o secretário de Educação, Alex Vieira Passos, dizendo que a previsão é de que este ano também sejam entregues novas obras para a população .

No pedagógico, a implementação e ampliação de programas como o Bom de Bola, Bom de Escola, o ProAC, voltado para a alfabetização, o Hora Estendida, que atende as mães trabalhadoras, ou o período integral, além de programas como o da Escola da Inteligência, Kit Uniforme Escolar, e Matrícula Web, entre outros, estão fazendo a diferença no atendimento cada vez mais humanizado da Educação cuiabana. 

Destaque ainda é a primeira escola cívico militar da rede pública municipal de Ensino, e projetos como o do Biogás e Eco alfabetização na Escola com cinco unidades piloto.

Na Educação Especial, o programa de Equoterapia também foi ampliado e o Município adquiriu mesas digitais que irão auxiliar na educação das crianças e investe nas parceriais com instituições para formação dos profissionais e construção da unidade de atendimento ao Autista. 

O secretário de Educação destacou também a utilização cada vez maior na rede de instrumentos tecnológicos, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Com a orientação do isolamento social, para conter o avanço do coronavírus na Capital, as atividades presenciais nas unidades foram suspensas. Com isso, professores passaram a se comunicar com os alunos por meio dos grupos de whatsapp e sms. "Agora estamos avançando e em breve estaremos disponibilizando as aulas via TV aberta, um projeto que estava em estudo pelas nossas equipes e que agora passaremos a utilizar. Aliás, a interatividade com alunos e pais faz parte de um processo já em implantação, que permitirá aos pais, no futuro, acompanhar, on line, a vida escolar de seus filhos", disse ele lembrando que para atender aos alunos da rede beneficiados pelo programa Bolsa Familia, do governo federal, a Secretaria de Educação, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, distribuiu 18 mil kits da alimentação escolar. 

Em relação ao servidor público, o secretário Alex Vieira Passos destacou a realização do Concurso Público com a oferta de 2002 vagas e a Lei Orgânica dos Profissionais da Educação.