Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Pré-Natal
16 de Março de 2022 09h29
Gestantes beneficiárias do Programa Criança Feliz participam de palestra virtual nesta quarta-feira (16)
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza, nesta quarta-feira (16), um encontro virtual com as gestantes, cuidadoras e equipe técnica do Programa Criança Feliz. “A importância do pré-natal na gestação” foi o tema escolhido e será ministrada pela enfermeira chefe da Unidade Básica de Saúde do Novo Terceiro, Patrícia Parreão, referência em saúde no que diz respeito ao auxílio e cuidados com as gestantes. A transmissão será via plataforma Google Meet , a partir das 14 horas.
“Além de orientar as gestantes quanto a importância do pré-natal para uma gravidez segura, a equipe que atua na linha de frente também precisa de conhecimento para realizar um atendimento de qualidade às futuras mamães nesse momento tão especial na vida de uma mulher”, disse a coordenadora do programa Criança Feliz em Cuiabá, Michelle Machado.
De forma descontraída e de fácil acompanhamento, serão repassadas informações quanto aos cuidados essenciais durante o período da gravidez, importância do acompanhamento médico, exames, cuidados com o bebê após o nascimento, amamentação, bem como o afeto na primeira infância, desde o bebê no ventre da mãe até seus primeiros anos de vida.
A ação que será realizada pela segunda vez, sendo essa, uma das estratégias adotadas pela Assistência Social para garantir o atendimento necessário às famílias assistidas no município. “Falar de cuidados com as gestantes no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março) demonstra o cuidado e o carinho da gestão que é pautada na humanização dos serviços em nossa capital”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
“O pré-natal tem extrema importância para garantir a saúde da mãe e do bebê, e deve ser iniciado assim que a gravidez for confirmada. É o acompanhamento médico que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. Assim, queremos proporcionar às nossas cuidadoras o acesso à informação de forma clara, objetiva e de fácil acesso, para que esse momento possa ser vivido da forma mais leve e saudável possível”, lembrou a secretária.
Além desses encontros virtuais com palestras orientativas, as gestantes assistidas pelo programa Criança Feliz recebem duas visitas mensais (de forma remota) para orientação e evolução da gestação, o que possibilita um cuidado mais próximo, já que a cada mês são inúmeras as novidades e modificações no corpo da mulher nesse período.
Participam do evento beneficiárias e colaboradores do Programa Criança Feliz das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras dos bairros Jardim Araçá, Novo Colorado, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.
Em Cuiabá, as ações do Programa Criança Feliz foram implementadas por meio do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
PROGRAMA CRIANÇA FELIZ- O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de entrosamento entre a Rede, pois para realizar o atendimento às famílias beneficiárias do programa, a equipe de colaboradores deve estar totalmente inteirada dos programas e serviços ofertados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Rede, e vice-versa, proporcionando conhecimento e interação de qualidade em prol dos principais objetivos do programa: o desenvolvimento infantil e fortalecimento do vínculo familiar.
O último quantitativo de atendimento aponta que a iniciativa do Governo Federal contempla 903 famílias, sendo 09 crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada- BPC, 48 gestantes e 846 crianças de 0 até 3 anos de idade.
O programa é executado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social nos bairros Jardim Araçá, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.