Notícias

Saúde / Debates

23 de Outubro de 2015 17h25

Garantia do direito a uma saúde de qualidade ao cidadão é o tema da 8ª Edição da Conferncia de Saúde

MARIA BARBANT

O secretario-adjunto de Assistência, Daoud Mohd Dhamis Jaber Abdallah participa neste domingo, às 19 horas, da abertura oficial da 8ª Conferencia Estadual de Saúde.

Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o evento vai avaliar a situação da saúde no estado e discutir propostas, a partir das necessidades de saúde, que irão servir de base para a construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e do Plano Estadual de Saúde, no contexto dos 25 anos do SUS.

A Conferencia Estadual de Saúde acontece de 25 a 28 deste mês, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Na abertura do evento, a palestra magna será proferida pela presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro, que irá falar sobre o tema que embasa esta oitava edição da conferencia, cuja programação está dividida em quatro eixos temáticos, Gestão estratégica e participativa; Infraestrutura; Modelos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Modelo de Atenção - no direito a saúde, a garantia de acesso e a qualidade.

A expectativa dos organizadores é de que durante os quatro dias da conferencia participem cerca de 1.200 pessoas entre convidados, delegados, gestores, representantes de movimentos sociais e de entidades e instituições. Entre presenças já confirmadas estão representantes do Ministério da Saúde, do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde e do Conselho Nacional de Saúde.

Para os gestores e trabalhadores da saúde, a conferencia é um espaço importante onde são reafirmados os princípios e as diretrizes do SUS, que garantem  a saúde como direito humano a sua universalidade com base em políticas que reduzem as desigualdades sociais e territoriais.

“A Conferencia deve ser vista como um momento de avaliação da saúde de acordo com os princípios e diretrizes do SUS, garantindo o acolhimento e a qualidade da atenção integral. É também um momento importante  de definição de diretrizes para a plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política de Estado, condicionante para o desenvolvimento humano, econômico e social”, destacou o secretario adjunto.

Daoud Abdallah citou também o aprimoramento da participação da comunidade e dos diversos atores da sociedade, no fortalecimento do controle social, com ampla representação dos segmentos envolvidos, peças fundamentais da gestão participativa e disse que o maior desafio da Conferencia, diante do atual cenário é retomar o seu papel político.

Serviço

8ª Conferencia Estadual de Saúde

Datas: 25, 26, 27 e 28/10/2015

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso