/
01 de Outubro de 2011 13h58
Galindo destaca força do povo japonês na abertura do 1º Festival Japão Mato Grosso ‘Tanabata Matsuri’
O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e a primeira dama, Norma Sueli Galindo, participaram na noite de sexta-feira (30-09) da solenidade de abertura do 1º Festival Japão Mato Grosso ‘Tanabata Matsuri’, que acontece de 30 de setembro a 02 de outubro, na Praça Santos Dumont, na capital. A solenidade contou também com a presença do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, da primeira dama do estado, Roseli Barbosa, além de inúmeras autoridades.
O festival teve origem no Japão no século IX e é a maior festividade tradicional japonesa no Brasil, sendo realizado no Bairro Liberdade,
Esta é a primeira vez que o Festival é realizado fora da cidade de São Paulo. O cônsul geral do Japão, Kazuake Obe, declarou que Mato Grosso tem muito potencial e que as relações entre o Estado e o Japão estão se incrementando rapidamente, não só na parte comercial, mas em todas as áreas. “O 1º Festival Japão Mato Grosso é um evento histórico. Japão e Brasil têm mais de 100 anos de amizade. Queremos estreitar ainda mais nossos laços”.
Em nome da Comissão Organizadora do evento, ele agradeceu o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Cuiabá, do Consulado Geral do Japão e da Associação Nipo Centro Oeste Brasil para a realização da festa.
“O povo japonês é sempre um exemplo para todo mundo. Este ano, mais uma vez eles mostraram força, serenidade e sabedoria na superação da tragédia que ocorreu no início do ano. Temos muito a aprender com eles”, discursou Galindo, referindo-se ao terremoto e ao tsunami que atingiram o Japão em março deste ano. Antes do início da solenidade, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem as vítimas da tragédia.
“É a primeira vez que o festival é realizado fora da cidade de São Paulo. Essa parceria vem fortalecer nossas relações em todos os aspectos. Queremos estreitar os laços com o Japão”, declarou o governador, acrescentando que Mato Grosso é o que é hoje porque cada um deu a sua contribuição. “Quero reconhecer a importância da colônia nipo-brasileira no Estado. Espero que o evento entre para o nosso calendário oficial. Só pela abertura nesta sexta-feira, podemos perceber como será a festa nos outros dias”, afirmou Silval.
O secretário de Cultura de Cuiabá, Luis Poção, explicou que o Festival, além de apresentar a cultura japonesa, também está promovendo a interação entre a cultura daquele país e a cuiabana. “Teremos apresentações, gastronomia e as tradições do Japão mescladas com a cultura cuiabana, com nossa comida típica e apresentações de Siriri e Cururu”. “Poção explicou ainda, que o Festival congrega negócios comerciais, pois trouxe empresários japoneses para conhecer Cuiabá e Mato Grosso”.
Programação
Após a abertura oficial, houve apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso. A noite prosseguiu com várias atrações da cultura japonesa, como apresentação de Taiko (tambor típico) e de Bastão de Dupla, além de realização de oficina de danças tradicionais (Obon-Odori) e modernas (Matsuri Dance) e comercialização de comida típica japonesa e cuiabana.
O evento prossegue neste sábado (01.10), a partir das 18h, com apresentação de Cururu e Siriri, de Taiko, Bastão e artes marciais. Também acontece, às 21h10, o ‘Miss Nikkey
Além da comunidade mato-grossense, em especial da comunidade japonesa de Mato Grosso, estavam presentes o vice-governador Chico Daltro, os secretários de Estado, secretários municipais de Cuiabá, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, e deputados federais e estaduais.
(Com informações da Secom-MT)