/
01 de Fevereiro de 2012 14h31
Galindo debate criação do Conselho da Região Metropolitana com representantes dos municípios
O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, almoçou nesta quarta-feira com os prefeitos e representantes dos municípios que compõem a denominada Região Metropolitana de Cuiabá. Durante o encontro, foi debatida a formação do Conselho da Região Metropolitana, especialmente os pontos que ainda causam polêmica, como o implantação da Agência que irá gerir os projetos para a Região e do Fundo que financiará estes projetos.
Participaram do encontro, promovido no gabinete do prefeito no Palácio Alencastro, os prefeitos de Santo Antônio do Leverger, Harrison Ribeiro, e de Nossa Senhora do Livramento, Zenildo Pacheco. Representando Várzea Grande, estava presente o secretário de Assuntos Estratégicos da Prefeitura, Yênes Magalhães.
Os assuntos debatidos serão levados para a reunião a ser realizada na próxima semana com o governo do estado, para definir a criação do Conselho.
Galindo desta a importância do Conselho para o desenvolvimento dos municípios contemplados. “Por meio do Conselho, as quatro cidades terão voz para decidir em conjunto melhorias para a qualidade de vida de sua população. Decisões sobre serviços de transportes, água, esgoto e coleta de lixo serão de responsabilidade do Conselho”, pontuou.
A criação da Região Metropolitana foi instituída em 2009, através da Lei Complementar 359. A região será composta por 13 municípios, incluindo a capital. A região metropolitana concentra 834 mil habitantes, que representam mais de 40% da população de Mato Grosso. A iniciativa visa favorecer o desenvolvimento dos 13 municípios, que apresentam problemas comuns, mas que também possuem muitas disparidades.