Ordem Pública / Segurança pública
16 de Julho de 2015 09h19
Gabinete de Gestão Integrada debate propostas para melhorar a segurança pública da capital
A Prefeitura de Cuiabá, o Governo do Estado e outras entidades integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) estão debatendo propostas de trabalho em conjunto para melhorar a segurança pública na Capital. Durante reunião que aconteceu nesta quarta-feira (16), iniciativas que envolvam todo o poder público foram trazidas à mesa.
“Esta união de forças é de suma importância para aprimorar a qualidade de vida da população cuiabana. O prefeito Mauro Mendes quer dar suporte à segurança pública e o GGI está aqui para unificar as ações dos três poderes públicos, em prol da tranquilidade da nossa Capital”, afirma Zilmar Dias da Silva, secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.
Ao longo do encontro foram apresentadas propostas como a da “Lei da Vida”, que visa regular o horário de funcionamento de bares, a fim de reduzir a violência comum em certos períodos da noite. Além disso, foi discutida também a instauração da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Nosso objetivo é ampliar o atendimento às pessoas com problemas dessa natureza. Elas carecem de um cuidado adequado e o Raps está aqui como determinação do Ministério da Saúde para melhorar a assistência a esse grupo. Explanar sobre as dificuldades da implementação dessa rede vai nos permitir envolver todo o GGI nesse processo, além de gerar engajamento para que possamos cumprir essa missão”, afirma Daniele Novaes, coordenadora de Saúde Mental do município.
A reunião também foi marcada pela análise do relatório parcial do primeiro mês do programa “Crack É Possível Vencer”, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. “Começamos o trabalho há pouco tempo, mas queremos resultados mais eficazes. Debater as possibilidades de ação com as demais instituições permitirá isso”, conclui Zilmar.
Participaram do encontro, representantes das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana, Cultura, Esporte e Turismo, Saúde, Ordem Pública, Obras, Educação, Assistência Social, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Defensoria Pública, Câmara dos Dirigentes Lojistas e Ministério Público do Estado.