Notícias

Mobilidade Urbana / Ações para o Trânsito

04 de Dezembro de 2015 17h56

França participa em Curitiba de Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana

CARLOS MARTINS

Divulgação

Arquivo

O secretário Thiago França (Mobilidade Urbana) participou na sexta-feira (04), em Curitiba (PR), da 86ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O encontro foi a última reunião do ano da entidade e reuniu secretários e dirigentes de vários estados.

França, que é vice-presidente nacional do Fórum, coordenou à tarde o debate sob o tema “Acalmamento do Tráfego na Perspectiva da Diminuição de Acidentes e Mortes e a Fluidez no trânsito. Medidas a curto prazo de ações para redução da violência no trânsito”.

O expositor do debate foi Ronaldo Tonobohn, superintendente de Planejamento e Projeto da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), de São Paulo. “Preciso fazer um registro especial para São Paulo que tem feito os enfrentamentos necessários para a construção de um trânsito mais humano”, observou Thiago França.

O presidente do Fórum Nacional e também presidente da URBS (Urbanizadora de Curitiba), Roberto Gregório da Silva Júnior, apresentou o debate “Organização de um Comitê de Promoção das Melhores Práticas Públicas de Mobilidade Sustentável”.

Durante o debate, o coordenador do escritório da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) em Brasília, Nazareno Stanislau Affonso, apresentou a proposta de organização de um comitê de promoção das melhores práticas em mobilidade sustentável, numa parceria da Frente Nacional de Prefeitos com a União Europeia.

Também participaram do Fórum o Secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (Semob) do Ministério das Cidades, Dário Reis Lopes, e o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires.

Criado em 1990, o Fórum é um espaço não institucional, formado por secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e/ou de trânsito, que se reúnem periodicamente para compartilhar dúvidas e experiências, propor estudos e projetos e recomendar alterações na legislação para melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito.