Notícias

Mobilidade Urbana / Trânsito mais Seguro

18 de Novembro de 2015 17h45

França participa de conferência global para discutir a segurança no trânsito

CARLOS MARTINS

Divulgação

Arquivo

Representando o prefeito Mauro Mendes, o secretário Thiago França (Mobilidade Urbana) encontra-se em Brasília, onde participa da 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados. O evento começou nesta quarta-feira (18) e prossegue até amanhã, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O prefeito foi convidado para participar da conferência pela Frente Nacional de Prefeitos, mas em função de sua agenda, não pôde comparecer.

A conferência é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que baixou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Na abertura, a presidente Dilma Rousseff disse que os prejuízos em acidentes de trânsito consomem o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, chegando a 5% nos países em desenvolvimento.

Entretanto, a presidente ressaltou que as altas cifras em dinheiro não contabilizam o sofrimento incalculável de milhares de famílias provocado pela perda de entes queridos e por sequelas de acidentes graves.  “Investir em trânsito certamente traz benefícios econômicos, mas realmente são secundários em relação à preservação de vidas humanas e qualidade de vida”, frisou Dilma Rousseff, que reforçou o compromisso do governo federal em promover mobilidade segura de todos os cidadãos.

A presidente Dilma também destacou algumas medidas adotadas pelo Brasil para enfrentar a epidemia dos acidentes de trânsito, como o endurecimento da Lei Seca, a obrigatoriedade do cinto de segurança e das cadeirinhas infantis. Ela também ressaltou a necessidade de se intensificar o trabalho de conscientização e educação para que todos se sintam responsáveis por um trânsito mais seguro.

Para o secretário Thiago França, as ações desenvolvidas na Capital na educação do trânsito e no uso de equipamentos eletrônicos para intensificar a fiscalização, mostra que a Prefeitura de Cuiabá está no caminho certo. “Países europeus, como Luxemburgo, por exemplo, estão em processo de implantação dos controladores de velocidade, como uma ferramenta importante para combater o excesso de velocidade e redução de acidentes”, observou o secretário, que é representante do Centro-Oeste no Fórum Consultivo do Sistema Nacional de Trânsito.

O ministro da saúde, Marcelo Castro, disse durante entrevista à imprensa que pela primeira vez, em uma década, houve redução de mortes no trânsito no Brasil. “Entre 2012 e 2013, o Brasil reduziu em 6% o número de vítimas nas estradas e rodovias. Ainda é um número pequeno, mas ele só foi possível em função das várias medidas adotadas que contribuíram para esse resultado, como o uso obrigatório do cinto de segurança e o trabalho de conscientização que vem sendo feito com a população”.

Para enfrentar um problema grave, que é o alto número de acidentes envolvendo motocicletas, o ministro disse, ainda, que o governo irá atuar mais fortemente em campanhas, para reduzir o número de mortes e internações no país.

A “2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados” é organizada por um comitê interministerial composto por oito ministérios sob coordenação do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Grupo Informal Amigos da Década.

O evento, que tem a participação de representantes de 120 países membros da ONU, é a maior discussão do planeta sobre o tema. Durante os dois dias do encontro, serão avaliadas as iniciativas que estão em andamento para a redução de mortes e lesões ocorridas no trânsito em todo o mundo. O Brasil, que sedia a conferência, é um dos Amigos da Década, um grupo informal comprometido com o sucesso do plano global. A meta é salvar 5 milhões de vidas no planeta até 2020.

De Mato Grosso, também participam da conferência em Brasília o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Estado, inspetor Arthur Nogueira, e o delegado Jefferson Dias, titular da Delegacia Especializada de Delitos no Trânsito (Deletran).