Notícias

Mobilidade Urbana / Trânsito no Goiabeiras

12 de Fevereiro de 2016 17h35

França avalia como positivo 1º dia das mudanças no trânsito na região do Goiabeiras

CARLOS MARTINS

Michel Alvim

Arquivo

Na avaliação do secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, nesta sexta-feira (12), primeiro dia das alterações viárias adotadas na Avenida José Monteiro de Figueiredo, antiga Lava Pés, os resultados podem ser considerados positivos. O secretário acompanhou durante o dia o trabalho dos agentes de trânsito que orientaram os motoristas. Muitos condutores, ao passarem pelos agentes, acenavam de maneira positiva.

O projeto, viabilizado em conjunto entre a Prefeitura de Cuiabá e o Shopping Goiabeiras, teve como objetivo melhorar o fluxo de veículos na avenida, e as medidas incluíram o fechamento de quatro retornos, a instalação de dois semáforos e também faixas de pedestres, o que aumenta a segurança das pessoas durante a travessia. “Todo o início de mudanças é emblemático e é natural que acabe gerando certo desconforto até as pessoas se acostumarem e pedimos a compreensão de todos”, disse o secretário.

Segundo Thiago França, nos próximos dias serão feitos alguns ajustes na sinalização e também a reprogramação semafórica. Até o dia 20 deste mês, os agentes estarão prestando toda a orientação aos motoristas. Para dar a via maior capacidade de fluxo, durante o dia as pistas estarão livres para os veículos, não sendo permitido o estacionamento e o condutor que estacionar em local proibido estará sujeito à multa e pode ter o carro guinchado. “Mas das 19h30 às 7h do dia seguinte o estacionamento estará livre em frente aos estabelecimentos”, informou o secretário.

Uma das mudanças foi à implantação de um binário com a inversão de sentido na primeira quadra das ruas Almirante Henrique Pinheiro Guedes e a General Rabelo (a primeira desce e a outra sobe), nas laterais do Shopping Goiabeiras. A Almirante Pinheiro Guedes(que tem um posto na esquina) agora tem o sentido bairro (com acesso a Avenida Miguel Sutil). Já a General Rabelo, via de acesso ao estacionamento do shopping,  também mudou o sentido: os carros, em vez de descer a via, agora sobem, o que evita o congestionamento na avenida.

Fluxo dos veículos

Para o manobrista Moacir da Silva Campos Júnior, que trabalha em um estacionamento localizado no Shopping, a inversão do sentido das duas vias melhorou muito o fluxo dos veículos. “Os carros tinham que parar na avenida para entrar. Dava engarrafamento. Agora eles entram pela outra rua e não atrapalha, ficou cem por cento”, contou. Para ele, a segurança dos pedestres também aumentou, já que a travessia é feita no ponto do semáforo em frente ao shopping. “Aqui você tinha que correr, se não o cara vinha por cima. Agora você passa tranquilo”, afirmou.

Outro semáforo que está em funcionamento fica na esquina da Rua Tenente Alcides Duarte de Souza com a Avenida José Monteiro de Figueiredo (esquina da Drogasil). “Este ponto onde foi instalado o semáforo era historicamente perigoso, pois tinha vários acidentes, congestionamento e reclamações da sociedade, em razão daquele contorno que era aberto e não estava semaforizado”, observou Thiago França.

O secretário lembrou que no ano passado foram registrados na avenida 61 acidentes (inclusive com vítimas fatais), e  apontadas 729 irregularidades, principalmente pelos retornos que eram proibidos (as placas não eram respeitadas). “Ocorriam congestionamentos e muitos transtornos.  E este projeto, construído em parceria com o shopping, pensou não só no condutor, mas também no pedestre, buscando a melhoria do tráfego, fazendo um tratamento viário desde a trincheira do Santa Rosa até a Praça 8 de Abril”.

França ratificou, ainda, que estudos feitos indicaram que apenas 8% dos condutores utilizavam os retornos que foram fechados. “Ao contrário do que muitos disseram equivocadamente, não prejudicaram, pelo contrário, está beneficiando 92 por cento dos condutores que não utilizavam, já que a avenida é de passagem de tráfego que liga a bacia do Santa Rosa e a Antártica com a região central".

“A cidade cresceu e é preciso que cresçamos juntos também. Que tenhamos um pensamento coletivo, olhar a cidade de maneira completa, coletiva, como um todo. As vias estão sinalizadas e pedimos que os condutores prestem atenção e respeitem a sinalização”, finalizou Thiago França.