/
13 de Abril de 2011 09h00
Fossa filtro será substituída por reator anaeróbio para atender residenciais
Está em fase final a construção do reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA) que atenderá os residenciais Alto do São Gonçalo e Jardim das Oliveiras (este último ainda em construção), no bairro Parque Atalaia. O equipamento, construído pela própria construtora do condomínio Jardim das Oliveiras, substituirá a fossa filtro, sistema usado atualmente e que será desativado. A manutenção e o tratamento do esgoto serão de responsabilidade da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).
Segundo a gerente da Divisão de Operações de Esgoto da companhia, engenheira Vânia Tarcila, a previsão para conclusão da obra é de dois meses, prazo para que o equipamento comece a funcionar.
De acordo com o gerente do Setor de Tratamento de Esgoto da Sanecap, Noé Rafael da Silva, o reator anaeróbio é mais eficiente para remoção da carga orgânica do que a fossa filtro. “O esgoto em si é composto de 99% de água e 1% de dejetos. O reator remove até 90% da carga orgânica do esgoto”.
O reator anaeróbio de fluxo ascendente em manto de lodo é a mais popular concepção de reatores anaeróbios, já que a vazão constante de 40 litros por segundo é a vazão média prevista pela Sanecap, que deve usar o sistema para atender o esgotamento sanitário em Cuiabá até o ano de 2027.