Notícias

Saúde / Rede Cegonha

28 de Outubro de 2015 15h46

Fórum vai discutir a atuação da enfermagem nas unidades de saúde da Baixada Cuiabana

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Gestores e técnicos da Secretaria de Saúde de Cuiabá participam nesta quinta-feira (29), na Associação Brasileira de Odontologia, do Fórum Regional da Rede Cegonha Baixada Cuiabana. Este ano o evento terá como tema a Atuação da Enfermagem Obstétrica nos hospitais e maternidades da Baixada Cuiabana.

O fórum é um espaço para discussões e pactuação de propostas visando a efetiva implementação do  Programa  Rede Cegonha, do governo federal,  como uma estratégia que garanta a atuação de uma rede de  cuidados integral e humanizada de atenção às mulheres e às crianças, favorecendo o acesso as práticas de saúde que defendam e protejam a vida.

 

O evento, organizado pelo Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana e Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá tem como público alvo, gestores e profissionais da saúde pública e privada, Ministério Público, instituições de ensino, Conselhos Regionais de Classe e de Controle e Participação Social, sociedade civil organizada e áreas afins.  

A representante do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana,  Cláudia Moreno explicou, em relação ao tema desta edição do evento, que a atuação da enfermagem obstétrica nas maternidades tem grande importância no desenvolvimento de ações que irão fortalecer a Rede Cegonha Regional. “Nossa prioridade é ao implementarmos o programa, possamos desenvolver boas práticas assistenciais, seguras e humanizadas na classificação de risco, vulnerabilidade e atenção no período de gestação, parto normal, nascimento e puerpério”.

Segundo ela, nesse sentido e para que seja efetivamente implementado o programa, é fundamental a discussão, elaboração e pactuação de um protocolo ou documento norteador  de boas práticas de atenção ao parto e nascimento e orientações de integração da rede, considerando todas as prerrogativas legais, competências, habilidades e atribuições previstas para os Enfermeiros Obstetras, na Lei do Exercício Profissional (nº. 7.498/86).

“A proposta deste Fórum é discutir o pioneirismo dos Enfermeiros Obstetras nesse serviço, sua atuação na assistência ao parto normal e na articulação da rede de serviços de saúde regional, as experiências exitosas, dificuldades e desafios encontrados, visando uma construção coletiva, com os trabalhadores e profissionais de referência em obstetrícia, baseada em evidências científicas e na vivência do Enfermeiro Obstetra nas maternidades da Baixada Cuiabana”.

Fórum

O primeiro Fórum Regional da Rede Cegonha Baixada Cuiabana aconteceu em 2014, com o tema Mapa de Vinculação, como efetivar. O objetivo era levando em conta as fragilidades dos sistemas e dos serviços de saúde,  e as situações que dificultam a operacionalização da Rede Cegonha no âmbito do SUS, sensibilizar e mobilizar os participantes possibilitando troca de experiências e conhecimentos no intuito de efetivar o Mapa de Vinculação Regional.

Rede Cegonha

O Programa foi lançado em março de 2011 pelo Governo Federal, com o objetivo de garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. O programa está integrado às iniciativas do SUS para a saúde da mulher.

Conforme as diretrizes gerais e operacionais do Programa, deve ser assegurado às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o pós-parto, e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Na prática o programa  disponibiliza além de um atendimento completo para as gestantes, com todos os direitos garantidos, no sentido de proporcionar que gestão,  nascimento e o crescimento da criança ocorram de maneira saudável e digna, com acesso e acolhimento facilitados e com qualidade, desde o pré-natal, até o oferecimento as mães de transporte para os atendimentos sem custos, garantia de vagas para as gestantes e para os bebês, atenção total para a realização dos partos, acompanhamento da gestante e do bebê até dois anos de idade de forma completa, acesso a um plano de reprodução, proporcionando para as mães todas as informações e serviços de que elas necessitarem.

 

Programação do Fórum Regional da Rede Cegonha Baixada Cuiabana - 2015

 

08h00 – Inscrição dos participantes (Equipe SMS Cuiabá/ERSBC)

08h30 – Abertura e revisão dos encaminhamentos 2014 – Cláudia Moreno e Suzana Gutierrez

09h30 – Apresentação Hospital Santa Helena – Vanusa Cristina/Fabiane da Silva

10h10 – Apresentação Hospital Geral Universitário – Caroline Evangelista

10h50 – Apresentação Hospital Poconé – Raquel

12h00 – Intervalo para o almoço

14h00 – Apresentação Hospital Universitário Julio Muller – Débora Prado

14h40 – Apresentação Hospital Várzea Grande – Jusely/Lais/Gisele

15h20 – Discussão e Encaminhamentos – Cláudia Moreno/Suzana Gutierrez

 

18h00 - Encerramento