Educação / SEMINÁRIO
29 de Setembro de 2018 12h30
Formação de Professores e Educação Básica são temas do SemiEdu 2018
Profissionais da rede pública municipal de Educação de Cuiabá apresentarão trabalhos na 26ª Edição do Seminário da Educação 2018. Considerado como um dos mais importantes eventos de educação da região Centro-Oeste, o seminário promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), reúne pesquisadores de vários estados brasileiros e de outros países.
Em 2018, o SemiEdu ocorrerá entre os dias 04 e 07 de novembro, no campus da instituição, em Cuiabá. Os interessados ainda podem inscrever seus trabalhos até o dia 30 de setembro, na página do evento.
A coordenadora geral, profª. Filomena Maria de Arruda Monteiro falou sobre o tema central do SemiEdu 2018, “Diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica”. Para ela, diante do cenário atual e, considerando os debates envolvendo as pesquisas e pós-graduação, a temática desta edição contempla as discussões iniciadas em edições anteriores. A inclusão de novas perspectivas foi enunciada nos recentes congressos da área.
“A ideia é de que por meio do SemiEdu possamos articular sujeitos, diálogos e contextos para um olhar mais plural sobre a problemática educacional brasileira. Assim, o evento tem por objetivo, criar um espaço de relações interinstitucionais para trocas de experiências e socialização do conhecimento, contribuindo com o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, professores e acadêmicos”, destacou.
Eventos paralelos
Em paralelo ao SemiEdu 2018 acontecerá no mesmo período, de 04 a 07 de novembro, a XII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira. Trata-se de um evento acadêmico-científico realizado anualmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre).
Zizele Ferreira, membro do núcleo explica que a jornada tem por objetivo discutir as desigualdades raciais na educação, pautando, por consequência, as discussões em torno dessas desigualdades e as lutas da população negra pela conquista de reconhecimento e de melhores condições na produção da vida.
Ela lembra que a pauta dos debates sobre as relações raciais e educação passa pela Educação Escolar Quilombola, o movimento de luta da população negra no Brasil e suas implicações na educação escolar.
Para discutir a questão, a jornada, cuja inscrição é gratuita, propõe uma série de atividades como conferência; mesas-redondas; minicursos; oficinas; Mostra de Experiências na Implementação da Lei nº 10.639/03 e da Educação Escolar Quilombola e atividades culturais. “Em todas as suas edições, a Jornada tem atraído um público bastante variado, composto, principalmente, por docentes da educação básica, estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação, integrantes de movimentos sociais e do movimento social negro”, contou.
A coordenadora do Nepre, Cândida Soares da Costa falou sobre os trabalhos que vem sendo realizados, em torno da temática. “Até 2017, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT contabilizou do total de pesquisas mais de 60 dissertações e teses concluídas e em andamento, vinculadas ao Nepre. Um dos destaques é a Coletânea Educação e Relações Raciais. Em função das pesquisas que realiza, bem como das atividades ofertadas gratuitamente ao público, tais como, cursos de formação continuada para professores da rede pública em modalidades presencial e a distância e eventos científicos que pautam questões relacionadas às desigualdades raciais na sociedade brasileira, o Nepre tem tido inserção bastante razoável no estado de Mato Grosso”, salientou.
Este ano, a Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira se realizará em sua 12ª edição totalizando carga horária de 40 horas aos participantes.
Para fazer inscrições no SemiEdu 2018 ou na XII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira basta entrar no site, http://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/semiedu/SemiEdu2018. Lá é possível obter todas as informações inclusive sobra a submissão de trabalhos.
Serviço
SemiEduca 2018 e Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira
Data: 04 a 07 de novembro
LOCAL: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Educação – Auditório 01