Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / OUTUBRO ROSA
18 de Outubro de 2018 09h00
Força-tarefa criada pela 1ª dama busca zerar a fila de mamografia do SUS
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, efetivou uma importante parceria com o hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, nesta segunda-feira (16) para a campanha do Outubro Rosa. O objetivo é instituir uma força-tarefa, entre o hospital filantrópico e a Prefeitura de Cuiabá, para zerar a fila de espera de 3,9 mil pessoas que aguardam a realização da mamografia, exame de rastreio por imagem que revela a existência de sinais precoces do câncer de mama.
“Esse é um mês importante e devemos unir forças para demonstrar a importância da prevenção porque ela é a responsável por grande parte dos casos de cura. Temos a responsabilidade de criarmos mecanismos para garantir a todas essas pessoas a oportunidade de se prevenir o mais rápido possível”, destacou Márcia.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá intermediar o acesso dos pacientes que necessitam do serviço, via Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa sistematização, segundo a coordenadora de Regulação da SMS, Lileine Lúcia da Silva, é realizada pelo sistema SISREG, por ordem cronológica, garantindo a autorização ao acesso gratuito do paciente a um local previamente indicado, nesse caso a Santa Casa de Misericórdia.
A central ainda fará toda uma triagem dos pacientes constantes na lista de espera, a partir desta quinta-feira (18), para agendar, organizar e garantir o planejamento inicial, estimado em 60 exames diários.
A Santa Casa de Misericórdia se encarregará de toda a logística e infraestrutura, além de recursos humanos para realizar, em média, 300 exames de mamografia por semana até zerar a lista de espera.
Os atendimentos começarão a partir da próxima segunda-feira (22) em dois turnos, o primeiro na parte da manhã, das 7h às 11h, e o segundo das 14h às 19h.
“Nosso objetivo é dar celeridade nessa fila que, atualmente, se encontra extensa, além de buscar a dignidade e a humanização dos serviços porque, como disse anteriormente, é uma ocasião importante e todos nós devemos trabalhar em prol da prevenção que é a nossa melhor arma contra essa mal”, disse a primeira-dama.