Notícias

Tecnologia e Inovação / NACIONAL

16 de Março de 2018 13h30

Fonac apresenta as considerações do primeiro dia de atividades em Cuiabá

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

A 69ª edição do Fonac – Fórum Nacional das Secretarias de Administração das Capitais que começou nesta quinta-feira (15), no auditório do Gran Hotel Odara, está reunindo representantes de 16 Capitais brasileiras e de quatro  municípios mato-grossenses para debater estratégias, modelos e padrões de gestão de pessoas, informações e recursos materiais, visando o aperfeiçoamento das estruturas dos órgãos municipais e das formas de realização de serviços públicos.

Na programação, as palestras abordam temas de interesse dos municípios visando a  consolidação das melhores práticas a serem exercidas pelas secretarias. O evento está sendo coordenado pelo presidente do Fonac e secretário municipal de Administração de João Pessoa (PB) Roberto Wagner Mariz Queiroga, e pela secretária de Gestão e vice-presidente do Fonac, Ozenira Félix de Souza, e traz algumas  deliberações dentro das temáticas sugeridas pelos proponentes.

De acordo com a anfitriã, Ozenira Felix de Souza a troca de informações esclarece questões do cotidiano, fortalece e facilita a implementação de políticas públicas voltadas para os serviços ligados a gestão. “Eu estou muito satisfeita por ter sido mediadora  na tarefa de  trazer o evento para nossa cidade. Poder propiciar essa troca de experiências e compartilhar as melhores práticas na área de administração pública, entre as Capitais Brasileiras, é realmente uma honra. Ainda teremos mais um dia todo de diálogo, que como hoje, devemos chegar as observações comuns, sanando assim qualquer tipo de dificuldade nos nossos encaminhamentos”, ressaltou a secretaria de Gestão e vice-presidente do Fonac.

Para o presidente, à frente do fórum desde de 2013  e habituado a lidar com as intempéries e responsabilidades que posição de gestor tráz "o comprometimento com os resultados a serem alcançados e a plena ciência de suas atribuições, são ferramentas indispensáveis nas mãos de qualquer gestor ansioso por transformar o serviço público em reflexo realístico das expectativas da sociedade que nos investiu o poder de compreender seus anseios e gerir suas prioridades” destacou Roberto Wagner.

Na quinta-feira os palestrantes foram o secretário de Administração de Florianópolis (SC) Everson Mendes, o subsecretário de Planejamento e Orçamento de Belo Horizonte (MG) Bruno Passeli, e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza (CE), Philipe Nottingham. 

Um dos temas em destaque no evento, as PPPs (Parceria Público Privada) foi tema da palestra ministrada por Bruno Passeli. Ele falou sobre os desafios e resultados obtidos em Belo Horizonte. Para ele, para que os tipos de investimentos fluam com segurança jurídica e técnica, sobretudo em relação aos pontos de controle e indicadores , é preciso fazer as observações e ponderações sobre o trâmite de projetos de parcerias.

Everson Mendes, secretário de Administração de Florianópolis, falou sobre a Gestão Eficiente da Folha de Pagamento e buscou mostrar os principais elementos que provocam o aumento substancial dos valores da folha de pagamento.

Na sequência, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza (CE), Philipe Nottingham abordou o tema  Reposições e Lei de Responsabilidade Fiscal, demonstrando como exemplo, os indicadores do diagnóstico situacional em Fortaleza, a remuneração dos servidores e as possíveis medidas para proporcionar o equilíbrio dos gastos com pessoal respeitando os limites e adequações dos reajustes concedidos.

O primeiro dia do envento foi encerrado com uma confraterinização, que contou com as presenças do vice-prefeito Niuan Ribeiro e do secretário extraordinário dos 300 Anos, Junior Leite, e a performance do artista Regis Couses, que produziu uma obra de arte que será sorteada entre os participantes convidados.  

Programação

Neste segundo e último dia de evento, as rodas de negociação começaram às 09:30 horas com o tema Transporte de Servidores: Modelo e Ferramentas de Gestão, apresentado pelo secretário de Administração e Gestão de Pessoas de Recife (PE), Carlos Muniz.

Em seguida, o coordenador de Integração e Relacionamento Institucional do Ministério da Previdência Social, Hélio Carneiro Fernandes falou sobre o Programa Pró Gestão de Regime Próprio Previdência Social - RPPS.

A partir das 14 horas, o evento será retomado com o tema, Digitalização de Documentos e Processos, que será apresentado pela secretária de Gestão de Cuiabá Ozenira Felix de Souza, que irá mostrar o trabalho que vem sendo realizado na Prefeitura da capital.

A partir das 16:30 horas o secretário de Administração de Porto Alegre, José Alfredo Pezzi Parode falará sobre as Alternativas para redução do déficit atuarial dos RPPS.