Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Copa de 2014

01 de Dezembro de 2015 17h50

FNP reconhece atuação de Cuiabá na prevenção da exploração sexual

KARINE MIRANDA

A Frente Nacional de Prefeitos agradeceu, por meio de ofício, ao prefeito Mauro Mendes pela participação do município no projeto “Prevenção da Exploração Sexual no Turismo e Sensibilização dos turistas durante os Grandes Eventos”.

O projeto foi apoiado financeiramente pela União Europeia e realizado pela Frente, em parceria com a organização italiana Instituto Sindacale per la Cooperazione allo Sviluppo (ISCOS Piemonte). O objetivo foi implementar ações de sensibilização e capacitação sobre a temática da Exploração Sexual no Turismo nas cidades que foram sede da Copa do Mundo de 2014.

Em Cuiabá, a ação envolveu técnicos e gestores da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, que participaram de seminários e discussões sobre o enfrentamento às situações de violência, como tráfico de pessoas e exploração e turismo sexual durante a Copa.

Além disso, foi realizada a campanha internacional “Não Desvie o Olhar!”, que faz parte de uma política nacional de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e prevê o desenvolvimento de ações estratégicas de proteção antes, durante e após grandes eventos.

“A intenção é promover o fortalecimento das redes para proteção integral e uma atuação integrada frente ao cenário de violações, como violência sexual, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, ato infracional, violência letal, desaparecimento de crianças ou adolescentes, negligência e outros tipos de violência”, diz trecho do documento.

Além do prefeito, a Frente Nacional destacou a participação e empenho da diretora de Gestão e Políticas Sociais da Secretaria de Assistência Social, Cristiane Almeida da Silva, devido ao comprometimento ao longo do desenvolvimento das ações realizadas.

“Os cuidados com as crianças e adolescentes devem ter prioridade absoluta e são responsabilidade do Estado, da sociedade e das famílias. Não podemos ficar alheios às demandas que hoje nos esperam. Acredito que ações como esta são imprescindíveis, pois quando dividimos,  temos mais chance de alcançar o sucesso para o fortalecimento e respeito com os direitos das crianças e adolescentes”, afirma.

A cerimônia de encerramento do projeto acontecerá no próximo dia 04, no Auditório do Centro Administrativo São Sebastião, da Prefeitura do Rio de Janeiro