Notícias

/

19 de Setembro de 2017 12h17

Fiscais da secretaria de Ordem Pública visitam estabelecimentos na região central de Cuiabá

ANDRESSA SALES

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Buscando garantir a sensação de segurança no enfrentamento da criminalidade e trabalhando os pontos específicos que oferecem risco de vulnerabilidade na capital, a Prefeitura de Cuiabá acompanhou nesta terça-feira (19), o início da 9° edição da operação “Bairro Seguro” deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) em parceria com demais órgãos e profissionais da área de segurança.

Mandados de prisão, busca e apreensão estão sendo realizados, simultaneamente, em 141 municípios de Mato Grosso, as ações vão ter duração de 24 horas.

“A nossa participação será no provimento de fiscais que irã exercer ações fiscais nos estabelecimentos comerciais, principalmente no centro histórico de Cuiabá, visando coibir e se preciso até mesmo cassar alvarás nos estabelecimentos que estejam em desvio de finalidade, operando como hotéis quando na verdade são verdadeiros prostíbulos e caracterizam pontos de risco para segurança e o ordenamento público da capital”, explicou o Secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Salles.

Segundo dados divulgados parcialmente pela Sesp, 15 mil criminosos foram presos até agosto de 2017 em todo o estado, fruto do trabalho de militares que atuam na rua fazendo o trabalho ostensivo e repressivo. As prisões deste ano já ultrapassaram os números do ano anterior, em que 13 mil prisões, 4 mil armas de fogo e 14,6 toneladas de drogas foram apreendidos nas ações qualificadas.    

“Estamos agora aqui em Cuiabá, essa é uma ação qualificada do sistema de segurança público junto a Prefeitura de Cuiabá, com a secretaria municipal de Ordem Pública representando a atividade, estamos atacando a questão da criminalidade na área central de Cuiabá. Nessa nona edição estamos com mais de mil profissionais realizando centenas de busca e apreensões domiciliar, cumprimento de mandado de busca e prisões preventiva e temporária sendo cumprida, entre outras ações”, disse o Secretário 
Estadual de Segurança Pública, Rogers Jarbas.

Participaram desta operação profissionais das policias Militar (PM) e Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.