Notícias

Ordem Pública / PEDRA 90

06 de Fevereiro de 2015 13h31

Fiscais da prefeitura participam de operação conjunta com a PM no Pedra 90

ADEMAR ANDREOLA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Duas equipes de fiscalização da Prefeitura de Cuiabá participaram na noite de quinta-feira (05), de mais uma ‘operação saturação’, promovida pelo 24º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Pedra 90. As esquipes foram compostas por 8 fiscais, sendo 4 da Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Ordem Pública e 4 da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.

A operação, que contou também a participação do Corpo de Bombeiros, teve por finalidade verificar e impedir a venda de bebidas alcoólicas a menores, tráfico de drogas, uso de som em automóveis e estabelecimentos públicos com volume acima do permitido e sem autorização. Foram feitas ainda abordagens sobre eventuais crimes de trânsito, como direção perigosa e condutores sem habilitação.

Na operação os fiscais municipais vistoriaram três bares e interditaram dois que estavam com alvarás vencidos ou sem o protocolo de renovação. O diretor de Fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, Aécio Dias Pacheco, que comandou a operação, explicou que o prazo para renovação venceu no dia 31 de janeiro. Em um deles, além da interdição por falta de alvará, os fiscais notificaram também o proprietário a resolver, no prazo de 30 dias, questões relativas à falta de higiene.

Na praça central do bairro, os fiscais orientaram pessoas que se diziam ‘vendedores ambulantes’ para regularizar sua situação junto à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Outra situação irregular encontrada no local é com relação a brinquedos destinados a crianças que estão instalados irregularmente, ocupando um espaço público de lazer, sem oferecer boas condições de segurança, nem recolher qualquer taxa para a prefeitura.

Aécio Dias Pacheco disse que a operação terá continuidade, não apenas no Pedra 90, mas também em outros locais em que foram detectadas ou  denunciadas irregularidades. Segundo Pacheco, a ação em conjunto com a Polícia Militar dá mais tranquilidade para os fiscais realizarem seu trabalho. “A presença da polícia inibe reações mais duras ou até violentas contra os funcionários em alguns casos”, disse.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.