Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Qualificação
07 de Março de 2015 13h54
Feira de Oportunidades leva serviços à população para inserção no mercado de trabalho
Os moradores do bairro Jardim Vitória e região tiveram uma manhã diferente neste sábado (07) com acesso a vários serviços gratuitos para melhoria na qualificação e inserção no mercado de trabalho. A ‘Feira de Oportunidades’, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho da Mulher e diversos parceiros oferece acesso à informação com foco na integração das políticas públicas.
Vários estandes foram montados na Escola Municipal Dejanir Ribeiro, numa parceria entre Secretarias Municipais, órgãos e entidades que levaram acesso ao cidadão, promovendo e ampliando a inserção dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho, executando serviços relativos aos programas, projetos e benefícios de competência da Assistência Social.
O secretário Municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior lembrou que estar na Feira é oportunizar serviços com foco na integração das políticas públicas. Ele ressaltou que o objetivo maior do evento é sair da estruturas das Secretarias e levar os serviços para perto do cidadão para que eles possam ter condições dignas de emprego e melhorar a qualidade de vida de suas famílias. “Trabalhamos muito com o público em situação de pobreza e com isso temos que levar os serviços para que eles tenham oportunidade de melhorar de vida. Nossas atividades são voltadas para esse público e ampliar os serviços onde nós atuamos”, disse o secretário.
Como é o caso de Maria José Conceição, moradora do Jardim União que foi até a Feira e procurou o posto do Sine Municipal para se cadastrar em uma vaga de emprego. Para ela, a Feira de Oportunidades facilita a vida daqueles que têm dificuldade para se deslocar até o centro da capital. Ela aproveitou o evento e se inscreveu numa das oficinas. “Quero voltar ao mercado de trabalho e me inscrevi na oficina pra aprender fazer salgados”.
Pela propaganda na TV, Hellen Cristiny Amorim de 18 anos ficou sabendo do evento e se inscreveu em oficinas para se qualificar profissionalmente. Ela conta que já fez o curso do Pronatec de técnico em recursos humanos e agora busca melhorar seu currículo com o aprendizado. “Essa Feira facilitou a minha vida e como estou perto de casa já aproveitei para fazer as oficinas”.
O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, falou da parceria das Secretarias Municipais em prol de uma causa tão importante. “Somos parceiros num evento que está levando cidadania aos quatro cantos de Cuiabá”, disse.
A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Lueci Ramos falou do papel do Conselho e lembrou que do mês das mulheres e a importância de ações voltadas à comunidade. “Estamos aqui para contribuir e fazer o nosso papel, que é dar a nossa contribuição em prol da mulher cuiabana e da sociedade”.
O vereador Toninho de Souza ressaltou o momento pelo qual o Brasil está passando, de dificuldade financeira, o que acarreta na dificuldade na busca pelo emprego. “É preciso de criatividade do brasileiro para driblar essa crise, mas isso não se faz sem preparo, sem qualificação. Essa Feira traz o oferecimento de vagas e oportunidades de emprego. Parabéns a Prefeitura e a Secretaria de Assistência Social por abrir as portas para a população numa região que carece de oportunidade”.
O diretor de negócios do Sicredi, Emílio Souza, um dos parceiros da Feira falou que o grande diferencial é o retorno da população e o fortalecimento daqueles que estão começando. “Temos todos os produtos disponíveis para a população enquanto cooperativa. Como cooperativa atendemos todos os públicos que muitas vezes não sabem do nosso serviço. Viemos para somar num evento tão importante”.
As famílias puderam levar seus filhos e enquanto faziam os cursos, oficinas e participavam das palestras o espaço kids foi disponibilizado para a tranquilidade dos pais. Estandes como o da Secretaria Municipal de Saúde, de Governo, Habitação, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Senai, Sicredi, Conselho da Mulher, Siminina, Cuiabá Sem Miséria e MT Fomento fizeram parte do evento levando informação, prevenção e oportunidade à população.
A Feira de Oportunidades acontecerá nos próximos três finais de semana de março e nos dois primeiros de abril, em outros bairros de Cuiabá. Outros parceiros do evento são Polícia Militar, Senac, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e INSS.
Estiveram presentes os secretários municipais de Ordem Pública, Eduardo Henrique de Souza, o secretário-adjunto de Governo de Assuntos Comunitários, Beto Correa, o deputado federal Fábio Garcia, a diretora de gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cristiane Almeida, a coordenadora do Pronatec, também da Assistência Social de Cuiabá, Rosamaria Carvalho, o vereador Dilemário Alencar, o administrador da Regional Norte, Adão Galvão e demais autoridades ligadas ao município e à Assistência Social.