Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / FOFURAS
11 de Outubro de 2023 09h35
Feira de adoção no Parque Tia Nair permite novos destinos para 25 animais
Vinte e cinco animais, entre adultos e filhotes, ganharam um novo lar, uma chance de aconchego desde o último domingo (8), ocasião em que foram disponibilizados em uma feira de adoção no Parque Tia Nair. No local, em meio aos olhares de crianças, jovens e adultos, os 25 conquistaram corações e foram adotados. Entre eles, 20 filhotes, dos quais 17 cães e 3 gatos. Dos adultos, 3 são cães e 2 são gatos.
Na oportunidade, foram disponibilizados 43 animais. Portanto, ainda têm animaizinhos precisando de um bom coração que se disponha a zelar pela saúde, alimentação e também disposto a "uma troca de lealdade e carinho", tipo, "eu preciso de você e você precisa de mim". E, nessa perspectiva, pessoas e pets acabam se envolvendo e não se separando mais.
Todos são vítimas de abandono e maus-tratos e passaram a usufruir de cuidados depois que foram resgatados pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
O evento no Parque Tia Nair marcou o encerramento da I Semana Municipal dos Animais realizada em Cuiabá, entre os dias 01 e 07 de outubro, para celebrar o dia 04, que é o Dia Mundial dos Animais. Mas a luta pela causa animal é contínua e prossegue diariamente no propósito de vencer o abandono que tanto afeta os pets.
Dica:
Se você ainda não visitou as edições de feira onde pets são destinados à adoção que normalmente acontecem no Parque Tia Nair e no Mercado Antônio Moysés Nadaf, o tradicional Mercado do Porto, não perca mais oportunidade. Além de conhecer o trabalho que é desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Bem-Estar Animal, que é vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, poderá se apaixonar por um dos animaizinhos e construir uma grande amizade ao adotá-lo. Ainda este mês, vários animais serão apresentados à população através das feiras de adoção.
"As denúncias não param, animais são resgatados nessa espécie de socorro pela sobrevivência. E quando chegam até nós, são amparados e recebem atendimento na clínica veterinária, são vacinados, vermifugados e castrados. Após essas ações, eles vão se restabelecendo para um novo destino, a adoção", explicou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea de Mello.
É assim que o olhar triste e amedrontado perceptível no resgate logo vai ganhando ares de vida e aos poucos os animais vão demonstrando a alegria.
Lembrando que para ser um tutor, a pessoa precisa ser maior de idade, apresentar documentos pessoais e de residência, bem como condições de cuidados com o animal. Para certificar o direito relativo aos cuidados básicos, os lares são acompanhados por um certo espaço de tempo pela Bem-Estar Animal.