Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Terceira idade
12 de Novembro de 2015 10h32
Fase eliminatória da “Dança dos Idosos” tem início nos Centros de Convivência
Teve início nesta quarta-feira (11) a fase eliminatória do concurso “Dança dos Idosos”, que vai selecionar os melhores dançarinos dos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI) de Cuiabá para a grande final da competição, que será realizada no dia 14 de dezembro, no Cenarium Rural.
O concurso de dança integra o festival que vai encerrar o projeto “Vida é movimento na melhor idade”, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em parceria com o Instituto Programa de Ação Social da Pessoa Idosa de Mato Grosso (Proaspi).
O projeto foi iniciado em julho e, ao longo dos meses, os mais de 400 idosos atendidos pelos centros de convivência tiveram aulas de canto, coral, dança de salão, artesanato em biscuit, origami e pintura em tecido, além de outras atividades em diversas áreas, como cidadania, saúde, lazer e cultura.
Agora chegou a hora dos idosos mostrarem tudo que aprenderam nas aulas de dança. Cada Centro de convivência realiza a sua eliminatória e seleciona, para a grande final, os três melhores casais das modalidades xote, vanerão e rasqueado.
Nesta quarta foi a vez do centro de convivência “João Guerreiro” fazer a sua seleção. Ao todo, 10 casais concorreram, mas o júri formado por três pessoas, entre elas um professor de dança, selecionou apenas os melhores.
Para o coordenador do centro de convivência, Jader Correa, o projeto tem sido uma grande oportunidade de promover a interação social dos idosos, especialmente por meio da dança, que é a atividade que eles mais gostam.
“Eles adoram a dança. Nos nossos bailes você vê a alegria deles. É por intermédio da dança que eles ficam mais felizes e extravasam muitos dos problemas que têm em casa. Eles vêm para cá e parece que esquecem tudo. Sorriam, brincam e esquecem muitas dores e problemas”, afirma.
Hoje o centro de convivência Maria Ignês realiza a sua fase eliminatória e, na sexta-feira (13), é a vez do centro de convivência Padre Firmo. A seleção se encerra na próxima terça-feira (17), no centro de convivência AIDEE Pereira.
A expectativa é de que todas as eliminatórias registrem um grande número de idosos participantes - e que todos possam estar presentes na festa de encerramento do projeto “Vida é movimento na melhor idade” expondo todas as habilidades e capacidades artístico-musicais desenvolvidas ao longo do projeto, segundo o secretário José Rodrigues Rocha Júnior.
“Na festa de encerramento, os idosos poderão apresentar essas atividades desenvolvidas. Ouviremos o coral e teremos o festival de dança. Faremos uma concorrência saudável entre eles, com premiações. Eles têm se empenhado e esperamos que todos aproveitem”, finaliza.