Notícias

Mobilidade Urbana /

23 de Junho de 2017 12h35

Faixas Exclusivas para ônibus coletivos têm sido respeitadas em Cuiabá

Atualmente, Cuiabá conta com uma frota de 363 ônibus coletivos, mais 49 micro-ônibus que trafegam pelas quatro faixas exclusivas, criadas para os ônibus no transito cuiabano, nos chamados horários de picos. Ao todo, são 12,5 quilômetros de faixa exclusiva nas principais avenidas da cidade que têm sido respeitadas: Getúlio Vargas, Izaque Póvoas, Generoso Ponce, Prainha e CPA. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, a pasta tem projeto de aos poucos, ampliar as faixas exclusivas para outras regiões da cidade, como Coxipó.

Neste caso, Antenor Figueiredo disse que o setor de engenharia elaborou e a Semob irá executar a criação da faixa exclusiva na Avenida Fernando Correa da Costa, uma importante via de acesso à saída da capital cuiabana para o sul do estado. A nova faixa terá um total de 1,5 quilômetro de cada lado da avenida, iniciando na Praça dos Motoristas, em frente à escola Master até o viaduto jornalista Clóvis Roberto ou viaduto da UFMT e vice-versa.   

Segundo o secretário, a nova faixa será construída independente da implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que passará na Fernando Correa, mas que está em fase de discussão nos poderes para a liberação de verba. O desafio da Semob, conforme Antenor Figueiredo, ao criar novas faixas exclusivas é propiciar o menor tempo das viagens nas áreas urbanas de Cuiabá e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população usuária do sistema de transportes urbanos da capital, que é de 600 mil habitantes, segundo último Censo do IBGE de 2016.

Conforme o secretário, após a implantação das faixas exclusivas, a velocidade dos ônibus nos corredores aumentou propiciando redução no tempo dos itinerários. “Percebemos que as pessoas estão valorizando mais a viagem de coletivo até o local de trabalho por conta da redução do tempo de viagem e a comodidade de não ficarem mais parados nos engarrafamentos”, disse Antenor.