Notícias

/

06 de Abril de 2011 16h32

Extintores da Sanecap são recarregados

Rosane Brandão/Sanecap

Visando garantir maior segurança e melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está recarregando todos os extintores de incêndio pertencentes à empresa. Ao todo serão recarregados 117 equipamentos de segurança pertencentes a administração central (sede da Sanecap) e das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e de Esgoto (ETEs), postos comerciais, e outras unidades. Além dos recarregados também foram requisitados mais 17 extintores novos para serem usados como reserva.

 O trabalho é feito uma vez por ano (quando encerra o prazo de validade) seguindo as recomendações da Portaria Nº 3.214 de 08 de junho de 1978, que rege as Normas Regulamentadoras (NR-23) da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), relativas a Segurança e Medicina do Trabalho. A NR-23 trata da proteção contra incêndio nos locais de trabalho.

Conforme o engenheiro de Segurança do Trabalho da Sanecap, Homar Capistrano, os extintores devem ser colocados em locais estratégicos dentro da empresa. No caso da Sanecap estão sendo instalados na entrada de cada setor (na parte externa) para facilitar o primeiro combate ao incêndio e protejer o trabalhador na hora de manuseá-lo.

 Os extintores disponíveis na companhia são de todas as classes, mas a maioria são os das classes B (a base de pó químico, voltados para o combate de fogo em materiais líquidos inflamáveis, como gasolina e óleo diesel) e C (de gás carbônico e usados para combater o fogo em equipamentos eletroenergizados, a exemplo de motores elétricos e fiações).

O controle dos extintores de incêndio da empresa passou a ser mais rigoroso a partir de 2005, quando a diretoria da Sanecap passou a implantar a política de segurança no trabalho. No mês passado a Sanecap realizou um curso sobre prevenção e combate a princípios de incêndio voltado para os colaboradores.