Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cultura Cuiabana

04 de Abril de 2016 18h05

Exposição revela olhar das “simininas” sobre Cuiabá

KARINE MIRANDA

Josi Pettengill

Arquivo

A história, a cultura e os diversos olhares sobre a mesma Cuiabá podem ser vistos na exposição do projeto Siminina “Cultura Cuiabana”, desenvolvido com as 940 meninas atendidas pelas 17 unidades do programa.

O lançamento da exposição aconteceu nesta segunda-feira (04) e integra a programação em comemoração ao aniversário de 297 anos da capital, celebrado no dia 8 de abril.

O projeto buscou ensinar as meninas um pouco mais sobre comidas típicas, folclore, artistas plásticos, danças, linguajar cuiabano, pontos turísticos, poesias e poetas de Cuiabá. Cada unidade do Siminina trabalhou com uma dessas temáticas, de modo a garantir a formação das crianças e adolescentes.

A primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, que coordena diretamente o projeto Siminina, acompanhou o lançamento da exposição. Ela ficou surpresa pelos trabalhos apresentados e destacou que o projeto expõe as habilidades que muitas das meninas possuem em atividades artesanais, manuais, de criatividade e engenho.

“Fico muito feliz por poder fazer parte desse projeto que valoriza a cultura na medida em que ensina a essas meninas sobre a história da cidade e sua própria história. Porque um povo sem cultura é um povo sem identidade”, disse.

Alguns dos trabalhos que poderão ser vistos durante a exposição são desenhos, pinturas, mosaicos, maquetes e poemas. Tudo produzido e reproduzido pelas simininas com uso de materiais recicláveis, como caixa de leite, papelão, palito de picolé, cartolina, grãos, entre outros. Além disso, estão expostos produtos da culinária cuiabana, como as comidas típicas farofa de banana e arroz com pequi, além de muita dança.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, o projeto tem a intenção de garantir que as crianças cresçam aprendendo a valorizar as suas origens, além de homenagear a capital.

“Estamos extremamente felizes por ter inserido, dentro da programação de aniversario de Cuiabá, essa atividade que desenvolvemos no Siminina. São ações de resgate da nossa história que foram inseridas no cotidiano das crianças, para que elas pudessem executar esse projeto e apresentá-los hoje. É um projeto de extrema importância para a manutenção da nossa cultura”, disse o secretário.

Thaís Oliveira Barroso, 9 anos, do Jardim Fortaleza, estava bem animada com a exposição. Ela disse que aprendeu muito sobre danças regionais como o cururu e o rasqueado. Inclusive, fez uma bela apresentação do cururu para os presentes.

“Além de ensaiar a dança, fizemos uma maquete e aprendemos muito sobre Cuiabá. Gostei muito do projeto, porque nós aprendemos de forma divertida e tenho certeza que a gente nunca mais vai esquecer”, afirmou.

Maria Eduarda Miranda, 9 anos, do bairro Chácara dos Pinheiros, também ressaltou a importância do projeto para ampliar seus conhecimentos.  “A professora nos orientou e fizemos tudo isso aqui. E está muito bonito. Aprendemos não só a história da cidade onde vivemos, mas também a cortar, colar e muita arte. Sou uma artista. Estou satisfeita”, comemorou.

A exposição do projeto “Cultura Cuiabana”  segue até a quarta-feira (06), é aberta ao público e a entrada é totalmente gratuita. O evento acontece no auditório da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, localizado na Avenida das Torres, nº 743, bairro Renascer.