Cultura, Esporte e Lazer / Arte
14 de Junho de 2014 09h52
Exposição proporciona momentos de criação ao público na Arena Cultural
“É muito interessante o trabalho, a forma como ela pinta. É muito bonito, apesar de estar em uma posição que parece ser totalmente desconfortável, ela faz parecer tão fácil”, disse a atriz, Aline Camargo, sobre a performance da artista Vitoria Basaia, no segundo dia de exposição da galeria de arte da Arena Cultural Cuiabá, nesta sexta-feira (13).
A exposição de nome “A caixinha de Surpresas e os Craques” busca proporcionar ao público o momento de criação do artista, da forma como ele se inspira para pintar. “É um momento de liberdade, de aproximação, onde o artista pode fazer o que quiser, da forma como quiser e no tempo que precisar”, explica o curador da exposição e diretor do evento, Luiz Marchetti.
“Estamos empenhados em ajudar e queremos participar do desenvolvimento da indústria criativa de Cuiabá, proporcionando ao público a oportunidade de um espaço de encontros nessa exposição”, aponta o secretário de Cultura do Município, Alberto Machado. O projeto visa ressaltar a presença física do criador em uma noite sem roteiros respeitando a forma de criação dos artistas.
Num circuito de duas semanas, o público poderá conhecer um pouco mais do trabalho de 11 grandes artistas da década de 70 e da artista homenageada, Dalva de Barros, que foi professora de todos eles. A cada noite um artista ocupará a galeria e demonstrará seu trabalho exatamente como faz.
O curador contou que para exposição foram escolhidos artistas que trabalhassem com diferentes abordagens e técnicas, desde pinturas com acrílico e óleo, só com óleo, com espátulas, com terra e até mesmo obras com desenvolvimento na madeira. Tudo para possibilitar uma maior experiência ao público visitante.
A exposição começou na quinta-feira (12) e vai até 24 de junho junto com a programação da Arena Cultural, no Memorial João Paulo ll (Sesi Papa). A abertura da programação é sempre a partir das 19h.
Arena Cultural
Entre as atrações estão exposições, intervenções de artes plásticas, grafite, fotografia, teatro, dança, shows de bandas regionais, mostra audiovisual, feira de artesanato, espetáculos indígenas, contação de história e literatura, musicais e apresentações tradicionais como a dança do congo de Vila Bela da Santíssima Trindade. A Arena será sede da 12ª Edição do Festival de Cururu e Siriri, entre os dias 19 a 22 de junho.
A estrutura também conta com estacionamento, palco principal, palco Arena, praça de alimentação com 14 restaurantes e mostra de pratos da culinária típica dos oito países que vão disputar os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, banheiros, postos de saúde e pronto-atendimento, segurança pública e privada. O horário de funcionamento em geral é das 19h às 2h da manhã. A entrada é gratuita.
Acesso – Para facilitar o acesso do público ao Memorial, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano disponibilizou quatro linhas especiais de ônibus, que vão circular no período das 5h da manhã até meia noite. São elas: 311, 315, 360 e 314. Além de linhas direto da Arena Pantanal para o local.