Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / FOFURAS
23 de Novembro de 2023 12h00
Exposição de animais especiais já tem até "concorrência" por alguns dos pets
Desde o dia 16 deste mês fotos de 10 animais com algum tipo de deficiência ocupam as dependências do 2º piso do Shopping Pantanal, no espaço do Marketing, na feira de adoção. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável através da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal e Associação Lunaar (Luta e União de Amigos para Animais em Risco) visa encontrar um lar familiar para esses cães e gatos. E em parceria com o estabelecimento comercial está conseguindo dar visibilidade a causa.
A exposição fotográfica ficará disponível até 16 de dezembro, mas os interessados em acolher definitivamente um desses animais ou conhecer essas histórias recheadas de sofrimento, persistência e superação devem se apressar porque alguns deles já contabilizam mais de um pretendente.
“Eu sugiro que acelerem o passo porque nossos cãezinhos e gatos estão fazendo sucesso nessa corrida por uma casa linda. Digo, linda no sentido de muito amor, carinho, proteção, alimentação, remédios. Enfim, tudo o que precisam. Alguns deles já tem mais de uma pessoa aguardando a triagem para levar para casa”, explicou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea Janaína Melo.
Para ter uma ideia dos primorosos cuidados que são prestados aos animais foi realizado um ensaio fotográfico no espaço para evitar que eles, por conta de suas especificidades, ficassem expostos presencialmente, o que seria inviável.
Sendo assim, foi providenciado um ensaio fotográfico especialmente para a ocasião. As fotos retratam as características físicas e pessoais de cada um, com um breve relato do que passaram até encontrar ajuda da Bem-Estar Animal ou da Lunaar. Isso porque dos 10 participantes da exposição, Fofa, Fubá, Nina e Viola estão sob proteção da Bem-Estar Animal e a Sol, Lua, Estrela, Bisnaguinha e Sr. Wilson, da Lunaar.
A feira também é uma oportunidade de promover a inclusão desses animais tão queridos e únicos. Mostrar que os animais especiais tem mobilidade e capacidade de vida peculiares a sua condição. E uma vida normal dentro das suas limitações, mas com capacidade de locomoção e de promover a alegria por onde passam. Trata-se de um ato para promover a inclusão e a adoção, onde especialmente estará exercitando o bem e o amor através dos olhos do coração.
As pessoas que desejam adotar um desses animais precisam preencher um cadastro e a Lunaar se responsabilizará pela triagem dos candidatos aos animas que estão sob sua responsabilidade e do mesmo modo a Bem-Estar Animal, dos seus. Conforme os animais forem adotados receberão um comunicado na foto da exposição que não estão mais disponíveis, tipo: ‘Adotado”.
A presidente da Associação Lunaar, Susielene Rodrigues Monteiro, reforça o sentimento de amor por cada um deles, um amor que se multiplica, uma vez que eles merecem ter uma família para chamar de sua, ter o seu lar, sua casa. “Não desejamos que eles vivam o resto de suas vidas em um abrigo de animais, embora sabemos que alguns acabam nessa condição. Mas o nosso sonho é que cada um tenha uma família”, frisou Susielene.
“O importante é que eles encontrem uma família. Estamos empenhados para este desfecho feliz”, frisou a gerente de marketing do Pantanal Shopping, Daniela Rossi.