Notícias

Saúde / PARCERIA

03 de Março de 2018 11h00

Exames de tomografias do 1ª Mutirão de Consultas e Exames deste sábado serão realizados no Hospital São Benedito

OZIANE RODRIGUES

O Hospital Municipal São Benedito, participará neste sábado (03), das 8h às 18h, do 1º Mutirão de Consultas e Exames Especializados com a realização de tomografia computadorizada. A ação que faz parte de uma série de medidas de impacto que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para dar celeridade à fila da Central de Regulação da Capital, atenderá cerca de 1.000 pessoas.

De acordo com o diretor geral do São Benedito, Huark Douglas Corrêa o hospital está preparado para dar o suporte necessário à Central que está se reestruturando para além da agilidade, ofertar transparência a extensa fila de espera. “Somos uma gestão que trabalha unida. Juntos levaremos humanização em saúde às 58.036 pessoas que aguardam por consultas especializadas e ainda às 130.783 por exames. A equipe do hospital São Benedito está preparada para receber os pacientes que foram triados para realizar os procedimentos de tomografia neste sábado”, frisou o diretor.

De acordo com o diretor da Atenção Secundária, Flávio Souza além da tomografia, o Mutirão ofertará as especialidades de cardiologia, oftalmologia, urologia, ultrassonografia, densitometria óssea, raios-X e mamografia. Para isso, a Central de Regulação também contará com o apoio de MEDCLIN - Imagem e Laboratório, Diag Rag, AFIP Medicina Diagnóstica e do Centro de Especialidades Médicas (CEM), onde estará concentrada a maior demanda de atendimentos.

“Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa para darmos andamentos na fila de pacientes que aguardam por procedimentos da Central de Regulação. E o hospital São Benedito, o CEM e demais parceiros incluindo os coordenadores da Secundária que não pouparam esforços para que este ato acontecesse têm fundamental importância nesta nova etapa que se inaugura na Central por meio deste mutirão”, enfatizou Flávio.

Demanda real e absenteísmo

A secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo ressaltou que o mutirão também visa apurar o real quantitativo da fila e combater o índice de absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados) que chega a 62%.  “Parte dessas pessoas já tiveram a solicitação autorizada e marcada, mas não compareceram. Como a Central possuía imensa dificuldade de contato, o número de absenteísmo foi ficando cada vez maior. Diante disso, nossa primeira medida emergencial de reestruturação da Central é liquidar as filas de espera e dar resolutividade para os casos de saúde paralisados e o mutirão será nossa principal ferramenta para isso", explicou Elizeth Araújo.

Segundo a coordenadora, Lileine Lúcia da Silva mais 500 pessoas poderiam ser beneficiadas neste mutirão caso tivessem sido encontradas. “Das 30.045 ligações realizadas apenas 16.543 obtiveram sucesso. Ou seja, quase 50% dos telefones informados nos cadastros dessas pessoas não estão mais disponíveis. Esse fato foi constatado pelo nosso call center, pois das ligações sem sucesso, boa parte deu caixa postal e outra não atenderam as chamadas. Na prática, foi isso o que aconteceu com essas 500 pessoas que poderiam ser beneficiadas pela 1ª edição do mutirão”, enfatizou a coordenadora.

O superintendente da Central de Regulação, Hércules Castilho informa que essas pessoas que estão com essas modalidades de consultas e exames pendentes devem procurar a Central ou ligar nos telefeones (65) 3616 - 9149 ou 9146 para atualizar o cadastro e serem inseridas no próximo mutirão. “A intenção da SMS é seguir a fila por ordem cronológica, mas para isso, as ligações precisam ter retorno do paciente a fim que o mesmo, compareça às ofertas disponíveis. Por isso, convocamos a todos que estejam com procedimentos pendentes para que compareçam na Central e atualizem os cadastros. Como índice de absenteísmo é grande, apenas com essa força-tarefa conseguiremos conhecer a demanda real e atender com o máximo de celeridade todas as solicitações da nossa unidade”, finalizou.