Notícias

/ VISITA

20 de Outubro de 2017 16h20

Ex-jogador e comentarista esportivo Ricardo Rocha se encanta com programa ‘Bom de Bola, Bom de Escola’

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

Arquivo

 Em visita pela Capital cuiabana, o ex-jogador tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira de Futebol e comentarista esportivo, Ricardo Rocha, se surpreendeu com a estrutura do ‘Bom de Bola, Bom de Escola’. Encantado com o que conheceu, Ricardo destacou que em suas ‘andanças’ pelo Brasil não enxergou nada tão completo como o programa executado pela Prefeitura de Cuiabá.

 

“Estou encantado com o programa. Único e que oferece condições totais paras as criança praticarem os esportes. São trabalhos com este que tiram nossas crianças e adolescentes das ruas e da marginalidade. Fomentam uma inclusão social. Temos que disseminá-lo para que mais pessoas o conheçam, pois posso garantir que com esta estrutura, é exemplo para o Brasil. Incrível,” enalteceu Rocha.

 

O prefeito Emanuel Pinheiro, que após visita à sede do programa, recebeu o jogador em seu gabinete, destacou que a vinda de Ricardo à Capital é de extrema relevância para a ampliação do programa. Ele também explicou sobre o objetivo principal do Bom de Bola, Bom de Escola e a importância dele dentro da formação social das crianças.

 

“Receber aqui na nossa cidade este craque, que tanto nos trouxe alegrias com seu futebol, é um momento de muita alegria e orgulho. O olhar e avaliação dele sobre nosso programa com certeza nos auxiliará ainda mais em seu desenvolvimento dentro da Capital. Quero que nossa ideia chegue a outras regiões do Brasil e possa proporcionar as boas oportunidades para mais crianças e adolescentes. Pois o Bom de Bola, Bom de Escola é um  programa revolucionário, com grande alcance social, educacional e desportivo, que tem como foco trabalhar o lazer, esporte atrelado com a educação. Este modelo estimula e ajuda no combate às drogas, marginalidade e prepara para uma formação de qualidade dessas crianças, chegando ao mercado de trabalho, por exemplo, com mais chances de sucesso”, disse Emanuel.

 

Emanuel ainda frisou da importante sobre a boa estrutura e o comprometimento de todos em fazer um bom trabalho com as crianças e que isso com certeza está fazendo a diferença nos resultados positivos em tão pouco tempo que o programa vem colhendo.

 

“O programa tem quase dois meses de lançamento e está na base piloto, mas já estamos sendo comtemplados com estes reconhecimentos, que muito me alegra. Bem liderado pelo nosso parceiro Júlio Cesar, estamos neste primeiro ano buscando agregar todas as melhorias para 2018 ser o grande ano da consolidação do ‘Bom de Bola, Bom de Escola’. E o mais importante, levantando a bandeira da educação como apoio para mudar nossa realidade social”, embasou Pinheiro.

 

Presente também na ocasião, o ex-jogador Júlio Cesar, embaixador do ‘Bom de Bola, Bom de Escola’, ressalvou que a presença de Rocha aqui mostra que nossa iniciativa está atraindo a atenção, abrindo portas para um desenvolvimento e avanço do programa. “Cuiabá é terra de muitos talentos e queremos que eles brilhem pelo mundo,” disse Júlio.  

 

Muito satisfeito e levando o programa como modelo de inclusão social bem sucedida, mesmo com pouco tempo de funcionamento, Ricardo despediu-se de Capital chamando a população cuiabana para prestigiar a iniciativa o programa, valorizando o processo desenvolvido com as crianças. “Os cuiabanos podem sentir orgulho deste programa. Estão todos de parabéns. Vou levar este exemplo para minha terra, porque realmente vocês são pioneiros,” parabenizou Ricardo.

 

Balanço - Em quase dois meses de funcionamento, o ‘Bom de Bola, Bom de Escola’ já conta com 380 inscritos. Desses, 280 estão frequentando regularmente a atividades na unidade. Essas crianças contam a disponibilidade de quatro modalidades esportivas (tênis de mesa, futsal, futebol e atletismo) e são distribuídas em dois turnos, recebem toda logística para desenvolvê-las: lanche, material esportivo, uniforme completo e transporte para os treinos.

 

Também recebem toda assistência psicológica e de saúde, passando pelos exames, testes. “Alguns pais já relatam as melhorias comportamentais dos filhos em casa e “isso prova que o esporte em conjunto com a educação muda a realidade das pessoas. Abre portas para um futuro melhor,” relatou Júlio Cesar.

 

Recursos garantidos – Lançado com projeto piloto, o “Bom de Bola, Bom de Escola” já colhe alguns frutos. Com o desenvolvimento do projeto e apresentação dele em Brasília, o município receberá para 2018 quatro emenda parlamentar, sendo cada uma no valor de R$200mil, totalizando R$ 800 mil de repasses para a pasta de Cultura, Turismo e Esporte da Capital. O repasse é destinado para implantação do programa “Seleção do Futuro”, idealizado pelo Ministério dos Esportes.

 

“Com o repasse serão implantados quatro núcleos na Capital, que comportarão 200 crianças e adolescentes em cada unidade, recebendo também as atividades em conjunto com a educação,” explicou o secretário de Cultura, Esportes, Turismo, Francisco Vuolo.

O projeto, assim como o ‘Bom de Bola, Bom de Escola’, tem o objetivo de democratizar a prática do futebol de base pelo Brasil e promover o desenvolvimento da modalidade entre jovens de 6 a 17 anos, no masculino e no feminino, prioritariamente matriculados nas escolas públicas. A metodologia utilizada nas atividades será a do CBF Social. 

 

“Estamos trabalhando para obter esta agregação e transformar Cuiabá cada vez mais em uma cidade modelo de humanização,” finalizou Emanuel Pinheiro.