/
18 de Abril de 2011 12h45
ETE Lagoa Encantada está adequada ao reuso e fertirrigação
A Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Lagoa Encantada, da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está adequada ao reuso da água e a fertirrigação em mudas do viveiro, irrigação paisagística e piscicultura no âmbito de eficiência na remoção de helmintos e protozoários, apontou a engenheira Neli Assunção, coordenadora do projeto do Centro de Referência do Reuso da Água (CRRA) que funciona na ETE, no bairro CPA III, na capital.
Pela análise qualitativa do local foram identificados 27 gêneros distribuídos em 13 famílias e 5 classes. A família mais abundante em gênero foi a Euglenaceae, seguida da Phormidaceae, representadas por 18,52% e 14,81% de gêneros respectivamente. A classe mais abundante em nível de gêneros foi a Chlorophyceae, composta pelo maior número de famílias do inventário parcial de fitoplâncton.
Dessa forma, as atividades realizadas contemplaram desde o público adolescente ao idoso, do estudante a dona de casa, com 1.024 participantes e 93 pessoas capacitadas nas atividades proporcionadas pelo projeto CRRA que serão multiplicadores junto à comunidade. No decorrer do trimestre, foram realizadas 08 oficinas, 22 palestras, 01 seminário, 01 gincana, 02 sessões de filmes e 01 plantio.
Nesse período, abençoado pela época das chuvas foram plantadas 152 mudas de espécies nativas na APP do Córrego do Caju e 291 mudas doadas a comunidade.
A seqüência correta é - O CRRA é um projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.