Notícias

Educação / PREMIAÇÃO

11 de Julho de 2022 14h33

Estudantes são premiados na etapa municipal do Prêmio MPT na Escola

MARIA BARBANT

Luiz Alves

Arquivo

Estudantes da rede pública municipal de ensino foram premiados na semana passada pelo Projeto MPT na Escola, etapa municipal. A cerimônia, realizada no formato on-line, foi transmitida pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube e registrou 500 visualizações, contanto também com a participação de estudantes, profissionais da Educação e dos pais e responsáveis. Os estudantes premiados de cada categoria vão participar da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, falou sobre a importância do projeto de iniciativa do Ministério Público. Destacou o momento da premiação aos melhores trabalhos nas quatro categorias do concurso, que expressaram por meio da arte a importância do envolvimento de todos em relação ao combate ao trabalho infantil.  “Essa é uma parceria que vem dando certo há várias edições. E, para chegarmos neste momento, de premiação, foram realizadas mobilizações com a comunidade escolar, para refletirmos a importância de erradicarmos o trabalho infantil, que tem tirado as crianças e adolescentes das unidades educacionais. Acreditamos que uma semente foi plantada e precisamos continuar as ações visando conscientizar a todos. A educação tem um papel importante nesta ação e a gestão Emanuel Pinheiro, trabalha a fim de garantir políticas públicas efetivas por meio de uma gestão participativa, humanizada, inclusiva e transparente, visando o bem-estar dos nossos estudantes e da comunidade”, disse a secretária adjunta, Débora Marques Vilar.

O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. André Canuto, participou presencialmente do evento realizado na Secretaria Municipal de Educação. Disse que o Projeto foi criado para os estudantes e profissionais da educação. “Para o Ministério Público e todas as instituições que integram a rede de proteção, é muito evidente que o combate ao trabalho infantil e adolescente é uma tarefa que para ser bem sucedida deve contar com a participação de toda a sociedade. Quando crianças e adolescentes são expostos a situações como essa os prejuízos podem ser muito grandes, afetando a oportunidade de um desenvolvimento e a formação desses indivíduos. As crianças e adolescentes têm direitos e nós temos o dever de assegurar que eles sejam respeitados”, disse o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. André Canuto.

Projeto

A edição 2022 do Projeto reuniu estudantes e professores de 10 unidades da rede pública municipal de Educação. No total foram 2.000 estudantes, do 4º ao 7º Anos (Meninice, Puberdade e Adolescência) e 84 professores envolvidos em ações e debates nas escolas de Ensino Fundamental, sobre temas relacionados aos direitos das crianças e dos adolescentes, proteção do trabalhador adolescente e piores formas de trabalho infantil.

Em Cuiabá além das atividades do Projeto MPT na Escola, de combate ao trabalho infantil e adolescente, foram realizadas outras ações complementares, permitindo que as unidades educacionais ampliassem o debate para toda a comunidade, para que as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, possam ser rompidas. 

Para facilitar a discussão do tema junto aos estudantes foram distribuídos kits educacionais contendo pôsteres, cadernos de orientação pedagógica, revistas em quadrinhos e jogos de tabuleiro.

Participaram do Projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Antônia Tita Maciel de Campos, Ana Teresa Arcos Krause, Floriano Bocheneki, Nossa Senhora Aparecida, José Luís Borges Garcia, Profª Esmeralda de Campos Fontes, Prof. Firmo José Rodrigues, Madre Marta Cerutti, Senhorinha Ana Alves de Oliveira e a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estêvão Alves Corrêa.

O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas —, e tem como objetivo prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

Premiação

A premiação do Projeto MPT na Escola, foi realizada em quatro categorias: conto; poesia; música e desenho, que abordaram temas, aprendizagem profissional e combate ao trabalho infantil. Os estudantes irão receber os prêmios em agosto, após o recesso escolar. 

O prêmio é o encerramento anual do projeto e, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos estudantes e seu protagonismo, valoriza a dedicação dos educadores envolvidos.

Participaram da solenidade de premiação a diretora técnica de Educação, Elijane Gonçalves Lopes, a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins e a diretora de Gestão Educacional da Secretaria de Educação, Zileide Lucinda dos Santos.

 

Confira os vencedores do Prêmio MPT na Escola:

Categoria Conto 

 1º - João Gabriel Silva Schuína - 4ºB - EMEB José Luís Borges Garcia

2º - Nicolly da Silva - 6ºC - EMEB Nossa Senhora Aparecida

3º - Queren Hapuque da Silva Almeida - 4ºB - EMEB José Luís Borges Garcia 

 

Categoria Poesia

1º - Marcos Olivie Redher Alves - 5ºC - EMEB Nossa Senhora Aparecida

2º - Ana Carolina Fernandes Garcia e Milena Rodrigues Oliveira - 5ª - EMEB Ana Teresa Arcos Krause

3º - Kimberly Naone dos Santos Queiroz - 5º B - EMEB Senhorinha Alves

 

Categoria Desenho

1º - Enzo Gabriel Almeida Silva - 4º B - EMEB Ana Teresa Arcos Krause

2º - Louise Advíncula Galvão – 5º A - EMEB Madre Marta Cerutti

3º - Arielly Balduíno da Silva – 4º C - EMEB Nossa Senhora Aparecida

 

Categoria Música

1º - Ana Suri Lemes Ribeiro 5º A - EMEB Antônia Tita Maciel de Campos

2º - Maria Luiza Costa da Silva, Ryan Gabriel Ferreira da Silva e Giovana Perez Carvalho Carneiro - 5º B -  EMEB Nossa Senhora Aparecida