Educação /
06 de Outubro de 2010 13h35
Estudantes do município recebem kits de literatura infanto-juvenil da Editora Paullus
Dois mil estudantes da rede municipal de ensino da capital, do Programa Escola de Tempo Integral, receberam hoje (06-10), durante uma manhã recreativa no Parque Mãe Bonifácia, kits literários doados pela Editora Paullus.
O evento foi promovido por meio de uma pareceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) e a empresa, com o objetivo de promover a interação entre os alunos, incentivar a leitura e apoiar as atividades de letramento.
O Educa Mais é desenvolvido pela SME e diversos parceiros, e oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete horas e meia diárias.
Implementado no município em
Na avaliação da diretora de políticas educacionais da SME, Ivone Pulquério, o evento realizado no Parque está relacionado às ações para cumprir a principal meta da educação do municipal, que é ter todas as crianças de oito anos alfabetizadas. “Sabemos que a maioria dos nossos alunos não tem acesso à leitura em casa ou não são incentivados para cultivarem esse hábito. A escola é um espaço que possibilita esse contato e iniciativas como a da Editora Paullus fortalecem esse trabalho”.
Outro destaque da manhã recreativa, segundo a diretora, é a oportunidade que os alunos têm de freqüentarem outros espaços educativos na cidade. “Fico feliz em ver nossas crianças fora dos muros da escola. Penso que esse acesso colabora para que o aluno tenha também uma leitura de mundo e possa galgar uma vida melhor, pois a educação tem que ser revertida em qualidade de vida”.
Essa também é a opinião de uma das coordenadoras do programa na SME, Elizany Rosa, ao afirmar que é importante que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de conhecerem os diversos ambientes educativos do município. “Uma das vertentes do programa é favorecer esse contato, além de, nesse evento, propiciar mais um contato com a literatura e a cidadania, também eixos do nosso trabalho”.
De acordo com a gerente da Paullus em Cuiabá, Francismari Capistrano, a empresa destina 20% das suas vendas a ações filantrópicas. “Com esse percentual, desenvolvemos o projeto Livro Vivo, que é realizado em todos os estados onde a empresa tem livraria e é direcionado a escolas públicas”.
Para a gerente, a parceria com a SME fortalece o principal objetivo da editora, que é incentivar a leitura e a comunicação. “Já acordamos com a Secretaria de Educação que esse trabalho conjunto será repetido todos os anos”, explicou.
Os passeios temáticos, segundo a articuladora do programa Educa Mais na escola municipal Antônia Tita Maciel, no bairro Jardim Florianópolis, Maria Helena da Silva, prendem muita a atenção dos estudantes. “Aproveitamos esses eventos para exercitar a leitura e a escrita, que é uma ação sistemática na escola, pois, depois desses passeios, conclamamos os alunos a escreverem sobre a experiência que vivenciaram”.
Maisinformações:
(65) 3645-6578